Obra do Centro Cívico do Monte orçada em 713 mil euros.

2016-09-21 13:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa avança para a qualificação do centro cívico do Monte. Para já foi assinado o contrato da empreitada de 713 mil euros adjudicada à firma "António Saraiva & Filhos, L.da", da Guarda.

A intervenção, de um ano, tem a pretensão de “conferir uma verdadeira identidade de centralidade à Freguesia do Monte, ligando, de forma urbanisticamente coerente, um conjunto de equipamentos e serviços, nomeadamente a Igreja do Monte, o Pavilhão da ACDM, o Salão Paroquial, a Junta de Freguesia e a Escola Primária”.

O projeto, da autoria Arquiteto Murtoseiro João Ruela, prevê a materialização de uma grande praça central, que privilegiará a fruição e a humanização deste espaço. Neste contexto, a Avenida de Santo António, do cruzamento da escola do Monte ao cruzamento com a Rua da Junta de Freguesia, à antiga loja do “Chico Bicho”, sofrerá uma transformação, ao nível do piso e do seu perfil transversal.

Também a atual praceta situada em frente ao pavilhão da ACDM será demolida, sendo também alterado o piso e o perfil da Rua da Igreja. O projeto prevê ainda o estabelecimento de uma ligação pedonal entre o salão e a escola, bem como a integração da envolvente ao edifício da Junta de Freguesia e a construção de um pequeno equipamento de cafetaria que se assumirá como elemento central de suporte logístico às dinâmicas de animação que se pretende introduzir naquela área.