“O PCP exigirá do Governo medidas para o pleno desenvolvimento agrícola do Baixo Vouga Lagunar” - João Oliveira.

2015-02-09 10:24

Categoria: 

Concelho: 

O PCP de Ovar destaca a importância das Jornadas Parlamentares do PCP para dar visibilidade aos setores produtivos do concelho. No encontro com agricultores e produtores de leite e de carne foi destacada a questão das quotas leiteiras e a consequente redução do leite pago ao produtor. Foram abordados os impactos da questão do preço dos fatores de produção, aumento do preço do gasóleo e rações.

Os produtores alertaram ainda para o facto de o subsídio relativo ao gasóleo verde não ser atualizado há vários anos, assim com o problema da concentração do sector. Denunciaram ainda o crescente abandono da produção por parte dos pequenos produtores e a concentração da produção em grandes explorações. Este processo tem conduzido à redução do pagamento do preço do leite ao produtor.

Quanto à visita de deputados à Yazaki-Saltano confirmou a importância da empresa para a economia nacional e local, bem como para o emprego na região. O PCP conclui que “a forma como estes grandes grupos multinacionais se organizam, em concorrência constante entre unidades do mesmo grupo, prejudica os trabalhadores e implica uma constante flutuação no número de postos de trabalho, que se traduz em contratações e despedimentos em ciclo, bem como no recurso a contratação a prazo ou sub-contratação de mão-de-obra”.

No rescaldo dos dois dias de trabalho o Governo foi visado pelo líder Parlamentar, João Oliveira, que lamentou a forma como alguns projetos para o distrito se vão arrastando. “O distrito de Aveiro, onde a agricultura é uma actividade de grande importância, sofre dos problemas que esta actividade atravessa. A não execução do projecto do Baixo Vouga Lagunar, nomeadamente a não conclusão dos diques, leva a que avance a salinização dos solos e se perca capacidade produtiva numa das áreas mais férteis do país. Desde 2012 que estão por cumprir resoluções da Assembleia da República sobre a matéria, aprovadas por unanimidade. O PCP exigirá do Governo medidas para o pleno desenvolvimento agrícola do Baixo Vouga Lagunar”.