“O Município de Aveiro tem a sua Câmara Municipal de regresso ao trabalho com qualidade” – Ribau Esteves.

2016-10-23 19:33

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves assinalou o terceiro aniversário da tomada de posse como Presidente da Câmara de Aveiro e dos Autarcas Municipais eleitos em Setembro de 2013.

Fala em mudança “positiva” numa aposta de “credibilização" da Instituição Municipal. O autarca lança a recandidatura e diz que o mandato em curso se “reveste de enorme importância e tem de ser prosseguido no próximo mandato 2017/2021”. 

Destaca nos três primeiros anos a prioridade dada ao “combate à corrupção”, à “reforma organizacional e financeira” e a “prestação de qualidade dos Serviços Municipais”. Com a questão financeira a dominar a ação, o autarca insiste na redução da dívida de 150 Milhões de euros para 105 M€ em três anos.

A conclusão da nova Escola da Vera Cruz, as Unidades de Saúde Familiar de Cacia e de Esgueira, o Centro de Municipal de Interpretação Ambiental, o Centro de Alto Rendimento de Surf em São Jacinto, o novo acesso à A25 na Avenida das Agras, os Parques Ribeirinhos do Carregal e de Requeixo e o Cais da Ribeira de Esgueira (obras Polis Ria de Aveiro) são apresentados como obras que se arrastavam até uma conclusão que foi garantida durante o atual mandato.

Ciclo encerrado de obras financiadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional. Pela frente o novo quadro de apoio (Portugal 2020) com fundos para a nova Escola de 1º Ciclo de São Bernardo, a qualificação da Escola Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, e da Escola de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, as Extensões de Saúde de Aradas, Eixo, Oliveirinha, São Bernardo e São Jacinto, a qualificação do Museu de Santa Joana e da Igreja das Carmelitas, os investimentos no Baixo Vouga Lagunar em Cacia (liderados pela CI Região de Aveiro), os investimentos PEDUCA com intervenções de qualificação de estradas, estacionamentos e outras áreas do espaço público, construção de ciclovias, qualificação e novos da Antiga Estação da CP, do Edifício Fernando Távora e da Casa da Juventude, e intervenções de qualificação dos Bairros Sociais de Santiago, Griné e Caião, entre outros.

A repavimentação e qualificação de arruamentos (com redes de águas pluviais, sinalização horizontal e passadeiras sobre-elevadas) por todo o Município, os novos Armazéns dos Serviços Urbanos da CMA, a Rotunda do Botafogo, a qualificação total da Rua Direita da Costa do Valado com construção de rede de águas pluviais, a qualificação das Pontes dos Canais Urbanos e da área de estacionamento automóvel do Canal de São Roque surgem como obras de dimensão municipal suportadas pelos cofres da autarquia.

A municipalização do Museu de Aveiro e a nova gestão e programação do Teatro Aveirense surgem como apostas culturais que irão ganhar dimensão nos próximos anos como alavanca do turismo que tem sido uma das molas da dinamização económica.

“Depois de um decréscimo permanente dos principais indicadores entre 2010 e 2013, iniciámos um crescimento relevante em 2014, que se acentuou em 2015 e 2016 e que vamos prosseguir, tendo terminado o conflito entre a CMA e os Operadores Hoteleiros e Marítimo-Turísticos com a extinção da taxa turística e a ativação de uma parceria forte e geradora, assentes na transparência, na cooperação e no investimento responsável e sustentável”.

As parcerias com a Universidade, o Centro Hospitalar e empresas é colocada como decisiva para atingir objetivos como o da qualificação de serviços de saúde. “Neste mandato, Aveiro assumiu-se com Cidade Universitária e construiu uma parceria institucional forte para prestar cuidados de saúde hospitalar de elevada qualidade, área assumida como prioritária”.

No plano político o autarca faz avaliação positiva à forma como conseguiu recentrar em Aveiro a liderança.

“O Município de Aveiro tem a sua Câmara Municipal de regresso ao trabalho com qualidade, com liderança política a nível regional e nacional, com coragem, transparência, rigor e credibilidade, garantindo crescimento com qualidade no futuro que chega a cada dia”. 

Para assinalar os três anos de mandato, o autarca promove uma visita ao local de construção da nova Variante Rodoviária de Cacia e promete falar sobre a nova Fábrica de Papel Tissue da The Navigator Company.

Visita marcada para as 16h desta segunda-feira.