'Novo' CROACI foi inaugurado esta tarde.

2023-02-20 17:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) inaugurou esta tarde (16h00) a obra de ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (CROACI).

O CROACI passa a ter sensivelmente o dobro do espaço e melhores condições de receção e acolhimento de pessoas e animais.

O investimento total é superior a 82 mil euros, com financiamento de 15 mil euros no âmbito do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia, garantidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro.

Esta estrutura, junto aos Armazéns Gerais da autarquia, na Gafanha de Aquém, em Ílhavo, garante a recolha, transporte e alojamento de animais abandonados, errantes ou vadios. É a conclusão de um projecto importante para a sociedade civil local, facto realçado pelo líder da autarquia, João Campolargo. (com áudio)

O edifício tem alojamento para animais “alvo de sequestro ou quarentena sanitária”, ou para o alojamento resultante de recolhas compulsivas, determinadas pelas Autoridades Competentes, e garante procedimentos veterinários ao nível da profilaxia médica e sanitária, identificação animal, recolha, receção e eliminação de cadáveres de animais e trabalha, ainda a adoção de animais.

O Vice-Presidente da CMI, João Semedo, fez um resumo histórico do processo que culminou com a inauguração deste novo espaço. (com áudio)

Em 2022, foram recolhidos na via pública 85 animais e entregues no CROACI 11. Foram restituídos ao seu dono 27 animais e foram adotados, 64. Este ano foram adotados três cachorros abandonados à porta do CROACI. Atualmente, o CROACI conta com 21 cães, quase todos disponíveis para adoção.

A Associação 'Alma' a exemplo de outras organizações locais, colabora com o CROACI. Nádia Cardoso destacou o esforço permanente feito pela 'Alma' em defesa dos animais. (com áudio)