Nova linha de alta velocidade em avaliação quanto ao impacte ambiental.

2023-06-19 17:19

Categoria: 

Concelho: 

A Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental referente ao Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa já está a decorrer. O troço compreendido está entre as regiões de Aveiro (Oiã) e Soure. 

O estudo apresenta três alternativas de traçado para atravessamento do concelho de Anadia. As freguesias abrangidas são Sangalhos, S. Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro, União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, União das Freguesias de Arcos e Mogofores e União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro. 

Qualquer um dos traçados da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa acarreta um conjunto de impactes para as populações e para o território. A Consulta Pública é o momento para conhecer com detalhe as caraterísticas desta nova infraestrutura ferroviária e os impactes ambientais, sociais e económicos associados à sua construção.

De sublinhar que qualquer pessoa, empresa, associação e/ou entidade pode manifestar a sua opinião sobre Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, através do Portal Participa. A Consulta Pública decorre até ao dia 31 de julho de 2023.