Nossa Senhora de Fátima homenageia Augusto Marques Branco.

2016-06-18 08:20

Categoria: 

Concelho: 

A comunidade de Nossa Senhora de Fátima homenageia a título póstumo a figura de Augusto Marques Branco. Nascido em Mamodeiro a 18 de junho de 1929 e falecido a 25 de agosto de 2015, é considerado cidadão de muitas causas.

No desempenho das suas variadas funções, Augusto Branco realizou na comunidade de origem e no Concelho de Aveiro obra de cultura considerada "ímpar", através de produção de peças originais para teatro, onde foi encenador e ator; foi impulsionador de desporto, quer como atleta quer como dirigente; empreendedor no associativismo; fundador do Rancho Folclórico de Santo António de Mamodeiro; promotor das obras sociais da Freguesia (nomeadamente no Centro Social Paroquial e Posto Médico); participou nas várias comissões locais para a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (1960) e elevação a Freguesia (1985).

“Foi uma vida cheia. Contribuiu denodadamente para prestigiar tudo o que empreendeu. Soube cativar e suscitar o bem-estar das populações, que não esquecem a sua ação. Foi próximo e discerniu talentos, como o demonstram as manifestações de simpatia e reconhecimento que lhe foram e serão sempre justamente tributadas”.

A homenagem surge no dia em que completaria 87 anos. “A amizade e o seu legado cultural, recreativo, artístico, cívico e humanístico, do maior interesse para a freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima, Nariz e para o Concelho de Aveiro, incitou a reunião do seu Presidente, do Pároco de Nariz e Fátima, da Associação Teatral de Nossa Senhora de Fátima, da Associação Recreativa e Cultural da Barroca, do Centro Social Paroquial, do jornal Notícias de Nariz e Fátima, para que se traduzisse em homenagem pública nesta tarde 18 de junho de 2016”.

A autarquia de Aveiro atribui uma rua da Zona Industrial de Mamodeiro ao homenageado. O programa começa às 16h no salão da junta de Nossa Senhora de Fátima e termina com missa às 19h.