"Não há nada como vir aqui a esta região respirar o ar da maturidade democrática" - Marcelo Rebelo de Sousa.

2017-06-15 17:38

Categoria: 

Concelho: 

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, esta manhã, o ECOMARE na Gafanha da Nazaré e deixou claro que a Região de Aveiro é inspiradora.

"Já era uma manhã feliz mas transformou-se em manha inesquecível. É o triunfo da ecologia. Não era uma evidência há 50 anos. E é o triunfo da causa do mar e dos oceanos. É o triunfo da cultura cívica e da Universidade. É o triunfo da interdisciplinaridade".

Falou em triunfo do espírito aveirense pela forma como persistiu no objetivo.

"Os aveirenses colocam as suas posições com frontalidade. Não há nada como vir aqui a esta região respirar o ar da maturidade democrática, do desejo de um futuro muito melhor e de uma enorme sensatez, tudo à mistura naturalmente com a vivacidade com que o Governo defende aquilo que fez ou entende que fez no último ano e meio e com as reivindicações próprias dos autarcas naturalmente sensíveis ao momento vivido. Tudo isto é espírito aveirense e riquez democrática".

Marcelo não esqueceu as discussões sobre a candidatura portuguesa e acolher a Agência Europeia do Medicamento e pediu ao país para criar "consensos".

O Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro funciona há um ano e foi inaugurado esta quinta pelo Presidente da República.

O ECOMARE é um investimento de cerca de 5 milhões de euros, financiado a 85% por fundos europeus. Os restantes 15% foram pagos em partes iguais pela UA e pela Câmara de Ílhavo. Está localizado em área da Administração do Porto de Aveiro.

Marcelo deixou uma palavra de elogio à UA e à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e tomou nota de reivindicações do Presidente da CIRA sobre a gestão integrada da ria de Aveiro.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destacou a parceria de instituições como chave na concretização do projeto.

“Era uma vontade antiga da UA de ligação direta ao mar que foi sonhado como laboratório oceanográfico da Barra acarinhado por várias reitorias. É um sonho realizado com uma parceria alargada. É a nossa maneira de estar”.

Vai trabalhar em rede com a Fábrica da Ciência e o Navio Museu Santo André entre outras parcerias com o Oceanário, o PCI e a Região de Aveiro. “Essa rede começa dentro de casa com vários departamentos e disciplinas da UA”.

Fernando Caçoilo destacou o regresso de Marcelo a Ílhavo. Depois da presença na Vista Alegre a aproximação à temática marítima.

“Ílhavo também está na moda. Esteve na inauguração do Museu, teatro e hotel da Vista Alegre e regressa para a inauguração de mais um equipamento de excelência. Está em área de atividades piscatórias. É a afirmação da economia do mar. Este equipamento assenta que nem uma luva nesta área e neste município. Mar e ria fazem parte dos eixos estratégicos do Município”.

O autarca destacou a criação do Centro de Inovação e Tecnologias em Aquacultura como força que garante a aposta na economia do mar. E considerou o Ecomare espaço de potencial pólo turístico.

“Deixo um desafio para que no âmbito da atividade do Ecomare promovam em cativeiro do primeiro bacalhau bebé”.

Braga da Cruz, da Administração Portuária, elogiou a aposta. “Este é um dia de festa para o Porto de Aveiro no estreitamento de laços com a comunidade em que se insere. Somos porto comercial, de pesca, de unidades fabris de processamento de pescado, de aquacultura e essa presença cultiva a náutica de recreio. Somos parte de um ecossistema único. Vivemos do mar”.

Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal que conheceu o projeto ainda na condição de presidente da associação Oceano XXI, salientou as dificuldades enfrentadas para concretizar o projeto.

“Aposta arrojada e velha apoiada por várias entidades parceiras. A luta pelo dia de hoje foi intensa demais, agitada demais e demorada demais. Mais um exemplo de como o centralismo obriga a desgaste de energia”.

O autarca de Aveiro assumiu que pretende colocar o Ecomare ao serviço das escolas da região e deixou apelo a Marcelo Rebelo de Sousa para apoiar a descentralização de competências.

“Exorto o presidente a integrar a nossa equipa de lutadores pela gestão integrada da ria sedeada nela própria. Continua a arrastar-se. É urgente descentralizar. Em segundo lugar a defesa da arqueologia subaquática portuguesa. Estamos a viver um dramático abandono”.

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, destacou o posicionamento do país na vanguarda da investigação marítima. “É um laboratório importante para o país. Este tipo de estrutura com a excelência dos investigadores coloca-nos na liderança internacional nestas matérias”.

A Ministra do Mar fala de investimentos previstos no país e destaca a biotecnologia "azul" para fazer crescer a economia do mar. "São 2,5 mil milhões de euros com potencial de crescimento de emprego e afirma Portugal como pólo logístico. Há também estratégia para as energias renováveis oceânicas epara o aumento da produção aquícola". 

Uma manhã festiva que levou populares às portas do Ecomare. Marcelo parou e cumprimentou os cidadãos. "Vou estar com os pescadores e depois vou a uma procissão de duas horas e meia".