“Não é aceitável que empresas que tenham beneficiado de milhões continuem a despedir e a praticar salários baixos" - Miguel Viegas.

2021-09-20 10:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara de Aveiro, reuniu com a direção da União dos Sindicatos de Aveiro.

O candidato revela preocupações pelo impacto da pandemia no emprego e na perda de direitos.

“Com a economia a recuperar da crise pandémica, muito embora existam sectores ainda em dificuldades, é fundamental travar qualquer aproveitamento da crise para retirar direitos aos trabalhadores”.

De acordo com Adelino Nunes, os principais problemas são os “baixos salários, o desemprego e a precariedade”.

O dirigente sindical revela que o desemprego oficial “esconde grande parte da realidade com uma estatística que subavalia a realidade”.

Lamenta ainda que empresas subsidiadas entrem em processos de despedimento coletivo.

“É lamentável observar grandes empresas que receberam milhares de apoios públicos a fazer despedimentos coletivos ou a substituir contratos sem termos por mão de obra precarizada. O abuso dos contratos de inserção é outro atentando contra os trabalhadores com dezenas de instituições a usar este expediente para preencher postos de trabalho permanente”.

Para Miguel Viegas, a simples atribuição de ajudas públicas, designadamente do município, “deveria obrigar as empresas a garantir direitos mínimos aos trabalhadores”.

“Não é aceitável que empresas que tenham beneficiado de milhões continuem a despedir e a praticar salários baixos. A CDU no seu programa, exige que sejam associadas contrapartidas reais em termos de postos de trabalho e direitos a qualquer ajuda pública, sejam elas financeiras ou fundiárias”.

Neste encontro, o candidato reafirmou interesse em determinar o encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados.