“Não deixa de ser curioso que os jornais deste grupo declarem o combate a um governo que ainda não existe” - BE.

2015-10-15 11:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda classifica o editorial do Diário de Aveiro sobre um eventual Governo de Esquerda como “um ataque” à possibilidade de Bloco de Esquerda e PCP poderem ter qualquer influência governativa. Promete manter a luta “contra a desigualdade social e pela justiça na economia” e afirma-se “disponível para a viabilização de um governo que quebre o ciclo do roubo e da austeridade”.

A posição editorial do DA irritou o BE que recusa o “discurso do medo”. “Não deixa de ser curioso que os jornais deste grupo declarem o combate a um governo. Tanto mais a um governo que ainda não existe e não se sabe se existirá. Mas percebemos que esse combate não é só de amanhã, mas foi e é o seu combate de todos os dias".

Nelson Peralta, do BE de Aveiro, já veio a público criticar esse editorial considerando que o “diretor finge-se preocupado com a democracia” mas não terá votado ou discutido esse texto com os jornalistas. “Certamente baseia-se na capacidade do proprietário em decidir. Daí que no editorial sejam colocados ao mesmo nível valores como a democracia e a economia de mercado, a liberdade e a moeda única”.

Contestatário da “Democracia dos Poderosos”, Peralta diz que o apelo ao bom-senso no Partido Socialista vem de palavras “de quem sabe que o PS tem estado ao lado dos interesses do capital e não o quer a fazer cedência ao lado do trabalho perante Bloco e PCP”.

E perante os receios de agravamento da situação económica, Nelson Peralta diz que o diretor do jornal ignora a realidade do país nos últimos anos. “Não se sabe onde terá estado nos últimos quatro anos perante o governo que mais instabilidade criou na vida das pessoas, que mais reduziu os seus rendimentos e que levou 500 mil pessoas a abandonar o país”.