Música na abertura das comemorações dos 96 anos do concelho da Murtosa.

2022-10-28 10:07

Categoria: 

Concelho: 

Festa na Murtosa pelo aniversário da criação do concelho.

Um concerto que junta Luís Trigacheiro com o Coro de Santa Maria da Murtosa e a reabertura da emblemática Assembleia Theatro da Torreira após uma profunda intervenção de reabilitação são os destaques do programa de comemorações dos 96 anos do concelho da Murtosa.

O Concelho da Murtosa celebra, este sábado, dia 29 de outubro, o 96º aniversário da sua criação, pelo decreto emancipador do, então, Ministro do Interior, Almirante Jaime Afreixo.

No programa comemorativo contam-se várias iniciativas, a primeira das quais já esta noite.

Espetáculo, às 21h30, na tenda gigante instalada na antiga Escola Padre António.

O músico Luís Trigacheiro, vencedor da edição 2020 do programa “The Voice Portugal” e o Coro de Santa Maria da Murtosa, atuam em espetáculo de entrada livre.

No sábado, dia 29 de outubro, a partir das 9H00, decorrerão, no centro de Pardelhas, as tradicionais cerimónias protocolares, seguidas de uma sessão, nos Paços do Município, onde serão distinguidos os alunos de mérito do agrupamento e feita a entrega simbólica dos diplomas aos alunos que completaram o 12º ano no ano letivo anterior.

Depois da cerimónia, terá lugar a apresentação do volume V da Monografia da Murtosa, uma obra de fundo, coordenada pelo investigador Marco Pereira.

No dia 29, à tarde, o CRM – Oficina de Dança e Artes Criativas recebe o baile sénior, uma iniciativa, aberta a toda a comunidade, especialmente dedicada aos maiores de 65, com a atuação do cantor João Belo. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia na Câmara Municipal, IPSS e Juntas de Freguesia.

Pelas 18H00, o conceituado escritor Murtoseiro Pinho Neno apresenta, na Oficina de Artes, a sua mais recente obra, “Sons do Crepúsculo”.

Finalmente, no domingo, dia 30 de outubro, em que se celebra a criação da freguesia da Torreira, terá lugar a inauguração oficial da intervenção de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira, um dos locais mais emblemáticos da cultura do concelho, que ganha uma nova vida, ao serviço da comunidade.

Pelas 18H00, terá lugar a cerimónia de abertura do espaço, com a entrega dos prémios de mérito aos alunos da EBI da Torreira e a atuação de Rafa e Lohaine, que interpretarão clássicos da música do Brasil em formato acústico.