Museus de Aveiro com balanço "muito positivo" - Câmara de Aveiro.

2017-05-17 16:57

Categoria: 

Concelho: 

O ano passado representou o primeiro ano completo de exercício da gestão dos Museus de Aveiro. "Ano particularmente interessante, com resultados muito positivos que resultam de uma estratégia bem delineada na política museológica municipal", referem os responsáveis autárquicos aveirenses, em comunicado enviado à Terra Nova.

A Câmara Municipal de Aveiro recebeu em 2015 a delegação de competências para a gestão do Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana, iniciada no dia 1 de Agosto. "Os bons resultados são evidentes ao nível da participação e registo de público nos Museus de Aveiro: 88.402 visitantes registados na plataforma eletrónica de estatística, correspondente a trabalho expresso nos resultados obtidos no crescimento do número de visitantes".

O Museu de Aveiro registou um crescimento de 23,61% face a 2015 para um total de 51.693 (e em relação a 2014 regista-se um crescimento de 35,2%). Também o Museu da Cidade apresenta um crescimento do número de visitantes de 17,5% face a 2015, para um total de 36.709. A gestão municipal do Museu Santa Joana, pautou-se, ao longo de 2016, por um acréscimo de 23,6%.

Desde 1 de Janeiro de 2016, que o Museu de Santa Joana "passou a ter um programa regular de exposições temporárias nos vários espaços formais e em espaços improváveis do Museu, a par com a aposta em grandes exposições e eventos, de que são exemplo concertos de elevada qualidade, exposições internacionais como Notes on Tomorrow do projeto CreArt e a mostra de doçaria conventual, e ainda os ciclos de palestras, lançamento de livros, peças de teatro e instalações artísticas".

O Museu da Cidade, aberto ao público desde 2008 e sob gestão municipal, "tem-se revelado um elemento importante e diferenciador no conceito de museus municipais". "Museu de território, tem vários núcleos temáticos, como o Museu Arte Nova e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, ostenta a sua coleção na cidade, cumprindo um conceito inovador que atrai o visitante para a memória e identidade coletiva de Aveiro. Com a sua renovada entrada, partilhada no seu rés-do-chão, com no 'Espaço Turismo e Museus', este Museu torna-se o centro de atração de fluxo de visitantes, sendo espectável um crescimento muito significativo de públicos nos espaços museológicos municipais, para o corrente ano e em 2018". Em 2016, o Museu da Cidade registou um crescimento na ordem de 17,59% face a 2015.