Museu Marítimo de Ílhavo com acesso ao espólio de organismos públicos sobre a pesca.

2017-01-16 10:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Exposições, dias temáticos, um festival de cinema, lançamento de livros e datas de referência na vida do Museu Marítimo de Ílhavo são elementos para a celebração dos 80 anos do Museu.

Na agenda está a iniciativa "A ver navios" (25 de Fevereiro), o 5º aniversário do Ciemar (1 de Abril), o Mar Film Festival (4, 5 e 6 de Maio), Dia Internacional dos Museus (18, 19 e 20 de Maio), Dia do Pescador (3 de Junho), Museu em Festa (5, 6 e 7 de Agosto), Jornadas Europeias do Património (23 de setembro), aniversário da ampliação (21 de Outubro) e Dia nacional do Mar (18 de Novembro).

A programação foi apresentada, este sábado, no decorrer do 4º aniversário do aquário de bacalhaus. No dia em que o presidente da Câmara de Ílhavo anunciou a celebração de um acordo com a Secretaria de Estado das Pecas para o acolhimento de espólio de organismos públicos sobre a pesca.

Fernando Caçoilo assume que é um passo importante, mais um, para qualificar a vertente científica do Museu (com áudio).

O autarca de Ílhavo lembra que o Museu tem sido alvo de constantes melhorias. Um investimento que não para e que projeta o Museu como símbolo de Ílhavo no país e no mundo.

“Temos rumo traçado. Queremos fortalecer o projeto sócio-cultural e introduzir novas medidas de gestão. Sabemos o que queremos. Entendemos o Museu como uma vaidade, se me permitem usar esta expressão. É orgulho. Ficamos orgulhosos por aquilo que o Museu representa em qualquer canto do país”.

Aníbal Paião, presidente da Associação dos Amigos do Museu, salienta que o desafio é continuar a inovar e a investir para dar atratividade ao Museu.

“Esta magnífica arquitetura é muito importante mas apesar desta beleza tem que existir a sensação de trabalho inacabado para que o Museu continue vivo e vibrante. É necessário o contínuo enriquecimento nas relações e que a investigação aprofunde o seu valor e traga novas temáticas. Quando acabar essa sensação e o Museu se tornar estático será um belo edifício mas sem vida”.

Acima dos 80 mil visitantes, o Museu Marítimo de Ílhavo quer continuar a crescer e promete iniciativas quase mensais. Aposta na consolidação do crescimento de públicos, crescimento de receita, articulação com entidades do Município e aposta na orientação para a criação contemporânea.