Murtosa prepara "diferenciação positiva" para Bombeiros em serviços do Município.

2015-05-25 11:58

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa celebrou o Dia Municipal do Bombeiro, instituído pelo Município da Murtosa com o objetivo de valorizar e enaltecer o papel desempenhado pelos Bombeiros Voluntários em prol da comunidade. O programa iniciou-se com a formatura geral e o hastear das bandeiras, a que se seguiu uma romagem ao Monumento ao Bombeiro, onde foi feita a deposição de uma coroa de flores.

O salão do quartel acolheu, depois, uma sessão solene, onde usaram da palavra, o Presidente da Assembleia Geral da Associação, o Presidente da Direção, e o Presidente da Câmara Municipal.

Os elementos dos órgãos sociais da Associação manifestaram o sua satisfação pela iniciativa, levada a cabo pela Câmara Municipal, de celebrar o Dia Municipal do Bombeiro, destacando a "importância dos voluntários" pelo reconhecimento do mérito da sua entrega e ação. Lembraram o "desafio permanente" que se coloca à associação, nomeadamente na captação de novos voluntários.

O Presidente da Câmara Municipal começou por realçar o papel fundamental que os Bombeiros Voluntários têm na defesa de pessoas e bens, destacando o “espírito de voluntariado e de serviço aos outros dos soldados da paz, que colocam o sentido comunitário acima das preocupações individuais”.

Falando do incentivo ao voluntariado, o Presidente da Câmara admite regime de exceção como “diferenciação positiva” dos Bombeiros Voluntários, e anunciou a construção de regulamentação nesse sentido.

No período da tarde, os bombeiros abriram as portas à população, possibilitando visitas ao quartel e participação em atividades nas áreas do socorrismo, salvamento em altura, manuseamento de extintores, percursos todo o terreno, combate a incêndios e salvamentos em espaços contaminados.