Município de Anadia prestou homenagem a profissionais de saúde, freguesias e funcionários.

2021-05-13 17:46

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia aproveitou o Feriado Municipal, Dia da Ascensão, 13 de maio, para homenagear os profissionais de saúde do concelho que têm estado na linha da frente do combate ao surto pandémico, na pessoa de Maria da Graça Gonçalves, enquanto Autoridade de Saúde Pública Local. Os presidentes de Junta e de União de Freguesia foram também distinguidos pela "excelência e dinamismo que têm imprimido à causa pública e, muito particularmente, na resposta de proximidade às famílias mais vulneráveis".

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, prestou ainda homenagem a dois funcionários municipais que completaram 35 anos ao serviço da autarquia, premiando assim a sua dedicação a esta causa pública.

A todos os homenageados foi entregue uma medalha, um alfinete de lapela e um diploma.

A sessão foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, e dos vereadores Jorge Sampaio, Jennifer Pereira, Lino Pintado, Ricardo Manão e Anabela Melo.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal destacou a missão de serviço público que os trabalhadores municipais “têm prestado com afinco, responsabilidade e honestidade, nas diferentes funções que desempenharam ao longo dos anos”. Realçou ainda o desempenho de todos os funcionários camarários que, mesmo nos picos da pandemia, “estiveram presentes sem descurar a resposta nos principais serviços públicos de proximidade que a autarquia presta”, tendo enaltecido a sua a capacidade de “adaptação e de reinvenção para que mantivéssemos todos os serviços ativos”.

Maria Teresa Cardoso salientou que, neste mandato autárquico, “vivemos momentos difíceis que jamais poderemos esquecer, procurando respostas quando não as havia, na busca de soluções ainda sem certezas”. Apesar das várias adversidades “todas as entidades trabalharam verdadeiramente em equipa, nomeadamente a Proteção Civil, a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Anadia, as forças de segurança e as equipas de saúde que estiveram sempre presentes, mobilizando meios e partilhando informação, nem sempre entendida e nem sempre autorizada”.

Passados os piores momentos da pandemia, a autarca considerou ser este “o tempo certo de prestar uma justa homenagem à Dr.ª Graça Gonçalves, representante da Autoridade de Saúde Pública deste concelho que esteve sempre disponível, mesmo nos momentos difíceis da sua vida pessoal, encorajando-nos e orientando-nos na procura de alternativas e de soluções, quer em período de confinamento, quer na retoma das atividades”.

Maria Teresa Cardoso elogiou também os profissionais de saúde e todas as unidades de saúde privadas que “estiveram sempre disponíveis e colaborantes, com respostas prontas e prioritárias”, tendo deixado uma palavra de “apreço e reconhecimento pelo serviço prestado, em Anadia, muito particularmente aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, da Unidade de Cuidados na Comunidade e da Unidade de Saúde Pública”.

O Diretor Executivo do Aces Baixo Vouga, Pedro Almeida, também foi convidado para estar presente na cerimónia para receber este reconhecimento, mas por compromissos profissionais [acompanhar o Secretário de Estado da Saúde], não pôde estar presente, contudo, enviou uma mensagem onde agradeceu “a simpatia e o gesto” do Município.

Relativamente aos presidentes de Junta e de União de Freguesias, a edil anadiense considerou serem “merecedores deste reconhecimento” pelo trabalho desenvolvido em prol das suas comunidades, “pela excelência e dinamismo que têm imprimido à causa pública” e, muito particularmente, “na resposta de proximidade às famílias mais vulneráveis”.

Dirigindo-se aos representantes máximos das Freguesias, Maria Teresa Cardoso adiantou que “a entrega à causa pública, o espírito voluntário, o associativismo que se deseja, a cordialidade e reconciliação que se exige são tudo aquilo que se ambiciona na resposta mais próxima que podemos dar aos cidadãos. E, desde logo, vocês têm conseguido esse equilíbrio e essa equidade na prestação do cargo público que ocupam e, como tal, a Câmara Municipal de Anadia deve também este reconhecimento a todos vós, representantes do poder local de maior proximidade”.

Em nome dos presidentes de Junta de Freguesia, Fernando Fernandes deixou um agradecimento público à Câmara Municipal por este “gesto singelo”, considerando que “o nosso desempenho tem sido possível, porque trabalhamos todos em equipa [Juntas e Câmara Municipal]”, acrescentando que “só dessa forma tem sido possível dar resposta às várias situações com que nos temos defrontado neste mandato”.

Maria da Graça Gonçalves, Autoridade de Saúde Pública Local, agradeceu a distinção municipal, tendo realçado “a estreita colaboração” que tem existido com o Município e as Juntas de Freguesia, a qual “tem sido essencial” neste combate à pandemia. A responsável da Saúde pública Local sublinhou ainda “o enorme apoio” do Município, “fundamental” para o trabalho dos profissionais de saúde.