Município de Albergaria-a-Velha distinguido pela "adaptação do desporto" em tempos de Covid-19.

2020-12-11 16:19

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, no âmbito dos reconhecimentos de boas práticas por parte do Programa Municípios Amigos do Desporto, foi distinguida em duas categorias que destacam a capacidade de adaptação das atividades e programas desportivas aos constrangimentos provocados pela Covid-19, nomeadamente, com o recurso aos meios digitais.

A plataforma online Cidade Social atribuiu a Albergaria-a-Velha o Prémio Presença Digital do ANO 2020, entre municípios de 10.000 a 50.000 habitantes, e o Prémio Intervenção COVID-19 Recomendada 2020.

É de referir que, em relação à primeira distinção, o Município obteve uma das três melhores pontuações.

Nos últimos tempos, devido à pandemia Covid-19, os municípios tiveram de encontrar, iniciar ou intensificar os contactos com os seus utentes e participantes em atividades e programas desportivos através de formas digitais.

A atribuição das distinções Município Amigo do Desporto deste ano versou sobre a presença digital dos municípios relativamente à atividade física e ao desporto, bem como a sua intervenção durante o período da pandemia para manter a promoção da prática desportiva, com as devidas adaptações.

Todas as candidaturas aos prémios 2020 foram votadas pelos Municípios Amigos de Desporto e pela Cidade Social.

Desde o primeiro Estado de Emergência, "a Autarquia Albergariense tem utilizado os meios digitais como um canal de comunicação privilegiado com os munícipes. Logo em março, criou uma área específica na página de Internet sobre o novo Coronavírus, denominada Bolsa de Informação Covid-19, que tem mantido atualizada com informação pertinente sobre a evolução da pandemia e as medidas, locais e nacionais, a serem implementadas".

No que diz respeito ao Desporto, foram disponibilizadas, nesta bolsa, os planos de contingência próprios, os despachos relativos ao encerramento e posterior reabertura dos equipamentos desportivos municipais, bem como as novas regras de funcionamento e as atividades disponíveis em cada momento específico.

"Os meios digitais também revelaram ser uma ferramenta privilegiada para manter, num novo formato, alguns projetos municipais, como as oficinas do Programa Idade Maior, dirigidas ao público sénior, e o Saltitar, para as crianças do pré-escolar". No primeiro caso, foi criado um grupo informal no facebook, onde os seniores podem “encontrar-se” para partilhar experiências e adquirir novos conhecimentos, incluindo os relativos ao Desporto. Já com o projeto Saltitar, não sendo possível realizar a sessão semanal de expressão motora em regime presencial nos jardins-de-infância, os professores de Desporto têm feito várias sugestões de atividades que as educadoras podem fazer com as crianças.

No canal youtube do Município, também tem sido frequente a disponibilização de vídeos na área da atividade física, com destaque para a promoção da utilização da bicicleta em segurança. Além destas iniciativas, o Município foi adaptando alguns dos seus projetos desportivos e criando novos à medida que algumas restrições se foram gradualmente levantando.

O Programa de Desporto Adaptado e os treinos do Centro Municipal de Marcha e Corrida voltaram a funcionar com menos praticantes em simultâneo e por inscrição prévia e foi criado inicialmente um projeto de atividade física ao ar livre em vários locais do Concelho, com lotação limitada a 5 participantes de cada vez. Em tempos de pandemia, a Câmara Municipal continuou a investir nas infraestruturas e criou um circuito de manutenção com um percurso circular de 560 metros, de baixa intensidade, que pode ser utilizado para caminhada, corrida, bicicleta e trotinete, e que inclui ainda 10 equipamentos de fitness outdoor. Nestes tempos atípicos, a Autarquia também continuou a participar em atividades internacionais, com destaque para a Semana Europeia da Mobilidade e a Semana Europeia do Desporto.