Município de Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

2022-11-02 16:57

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha adere, pelo terceiro ano consecutivo, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR)

Este ano, o tema central são os 'Têxteis Circulares e Sustentáveis'.

No primeiro fim de semana, na manhã de 19 de novembro, os munícipes podem participar no workshop "Técnica de Aproveitamento de tecidos (Patchwork)", no Mercado Municipal. No dia seguinte haverá uma caminhada com recolha de resíduos (plogging), com início às 09h00, nas freguesias.

De 21 a 25 novembro decorrerá uma campanha de sensibilização online para o correto encaminhamento dos têxteis onde serão disponibilizados conteúdos online sobre têxteis circulares; rotulagem têxtil, cuidados a ter com a roupa, upcycling (reutilização têxtil) e destino alternativo de têxteis.

A atribuição dos talhões na Horta Biológica da Lapa ocorrerá no dia 26 novembro. Ainda pelas 10h00, será dinamizado um workshop sobre como fazer bonecos com tecidos, dinamizado pela DonAldeia–Associação de Promoção e Desenvolvimento Rural. Por último, no dia 27 de novembro será publicado um vídeo temático.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma mesma semana em novembro. O objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.