Municipalização do Museu de Aveiro: "Dia negro para o Museu de Aveiro" afirma o Bloco de Esquerda.

2015-07-30 23:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Hoje foi assinado o contrato entre o Governo e a Câmara de Aveiro para a delegação da gestão do Museu de Aveiro à autarquia. O Bloco de Esquerda considera que este "é um dia negro" para o Museu de Aveiro e um dia "triste" para Aveiro. "O contrato visa a desresponsabilização do Estado sobre o Museu e, se as verbas atribuídas ao património e aos Museus são já insuficientes, o futuro é ainda mais incerto já que o próprio contrato prevê a possibilidade de redução desses verbas para o Museu de Aveiro".

A autarquia presidida por Ribau Esteves "aceitou e promoveu uma desvalorização" do Museu de Aveiro. "A capacidade de uma Câmara Municipal em situação financeira desastrosa gerir o Museu, com menos fundos, é reduzida e, infelizmente, levará à sua desqualificação", dizem os bloquistas.

O Bloco de Esquerda "tem preocupações com a incapacidade do Museu de Aveiro realizar no futuro exposições temporárias, já que os custos - nomeadamente a nível de seguros e logística - podem ser impossíveis de cobrir por parte da autarquia endividada. A exclusão do Museu da rota nacional de Museus é outra das preocupações, assim como a situação dos funcionários".