MUBI quer maior peso dos ciclistas na mobilidade da cidade e pede mais arrojo à autarquia.

2019-02-04 15:08

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi Aveiro continua a defender a criação de uma via dedicada na avenida Dr. Lourenço Peixinho, para ciclistas, e nota que há no discurso de Ribau Esteves avanços quanto ao lugar da mobilidade ciclável mas ainda à espera de medidas concretas.

O autarca falou sobre o tema à agência Lusa, no fim de semana, no momento em que a cidade se prepara para receber esta terça um rodshow das cidades inteligentes (Smart Cities Tour)

A MUBI “saúda” as recentes afirmações do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro à Agência Lusa sobre a estratégia do município para a mobilidade ativa (suave), mas lamenta que “estas não correspondam ao que tem sido a realidade”.

O edil afirma estar a construir uma cidade amiga dos peões e da bicicleta, “em que se use a bicicleta em todo lado e onde as pessoas tenham condições para circular a pé” e “onde as pessoas possam utilizar menos o carro”.

A Mubi aponta para a localização da ciclovia entre a estação de comboios e o campus da universidade, contornando o centro da cidade, junto ao centro de congressos, e a não inclusão de via dedicada a ciclistas na Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Ribau Esteves diz que Lisboa apresenta experiências nesta área mas a associação para a mobilidade desconfia.

“Ao contrário do que o autarca afirmou, não existe no município de Lisboa qualquer via reservada a veículos de transporte público partilhada com velocípedes.”

Mais bicicletas e menos automóveis é a aposta mas Ribau Esteves afirma que menos não significa a erradicação. A MUBI diz que os sinais dados não são consistentes.

“Sem uma política e estratégia de mobilidade sustentável, Aveiro continuará a não ter uma rede ciclável e com condições miseráveis para os peões, mantendo uma excessiva presença e utilização do automóvel no núcleo urbano. Continuando a priorizar o automóvel individual, ao invés dos modos ativos de deslocação e transportes públicos”.