MUBi Aveiro espera que eleição de Ribau Esteves para a comissão do Comité das Regiões da União Europeia leva a mudança de políticas na mobilidade.

2019-07-08 12:14

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi Aveiro congratula a eleição do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro para a comissão de coordenação de gestão política do Comité das Regiões da União Europeia.

O Comité das Regiões - órgão consultivo da União Europeia representando as autoridades locais e regionais - do qual o presidente da Câmara Municipal de Aveiro é um dos membros efetivos e agora um dos responsáveis pela coordenação da sua gestão política, tem sido um forte apoiante e defensor da mobilidade activa e sustentável.

A associação para a mobilidade sustentável espera que essa presença venha a representar alteração na estratégia política de Aveiro.

“A MUBi Aveiro espera que o Presidente da Câmara esteja à altura desta sua nova função também na concreta aplicação no município de Aveiro das directrizes e recomendações deste órgão europeu. A estratégia de mobilidade e urbanismo prosseguida até aqui pela autarquia aveirense não se coaduna com as políticas preconizadas pelo Comité das Regiões".

A MUBI pede inversão de rumo com "modos activos no topo da hierarquia de prioridades em todos os aspectos do planeamento e aquando do redesenho do espaço público", designadamente na sua priorização no fluxo de tráfego, no investimento em infraestruturas, na afetação do espaço rodoviário".

"A aposta e privilégios atribuídos pelo executivo municipal ao automóvel particular têm de ser revertidos, sendo necessário implementar devidamente a pirâmide da mobilidade urbana sustentável em direcção a uma cidade mais humanizada, saudável e moderna”.