MUBI aponta erros no projeto de reabilitação da Rua Dr. Mário Sacramento.

2021-06-24 08:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta pede a revisão do projeto de reabilitação da Rua Mário Sacramento.

Em nota pública sobre a requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento a MUBI apresenta o que classifica como “erros técnicos de projecto”.

Diz que para além da falta de acesso ao projeto e de resposta aos apelos para consultar os documentos, faltou um debate profundo sobre a intervenção.

“Não se entende que em pleno sec. XXI, ainda se vede aos cidadãos o acesso a projectos públicos e a sociedade civil seja arredada de participar de forma informada na sua discussão”.

A partir da abertura de concurso público diz ter encontrado alguns erros “facilmente” corrigíveis.

Pede que sejam implementadas medidas físicas que induzam a moderação das velocidades dos veículos automóveis, especialmente nas zonas de atravessamento de peões ou de velocípedes; Recusa a circulação de bicicletas sobre os passeios, quer as passadeiras de peões sobrelevadas, locais de transição de tráfego segregado de bicicletas em pistas dedicadas, maior distanciamento em relação ao estacionamento automóvel, pista ciclável mais larga nem que para isso seja necessário reduzir o estacionamento.

Na rotunda do Eucalipto defende a existência de passadeira sobreelevada, em áreas de restauração pede alargamento de espaço para peões e esplanada e a criação de estacionamento de longa duração para bicicletas, seguro e abrigado, para utilização pelos residentes.

“Deverão ainda haver suportes para estacionamento de bicicletas de curta duração próximos dos serviços como farmácia e bancos e junto de comércio e restauração”.