Movimento Unidos por Oliveira do Bairro atento a propostas sobre educação.

2017-01-06 15:18

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O Movimento Unidos por Oliveira do Bairro (UPOB) reuniu esta semana com um grupo de pais do concelho que está a apresentar uma “proposta inovadora” de educação que pretende ver implementada numa escola do município.

O grupo está a apresentar a proposta a todos os partidos políticos que se perfilam para as eleições autárquicas e o UPOB foi o primeiro a ouvir essas propostas.

O objetivo destes pais passa por ter uma escola, dentro do agrupamento, que adote um sistema de ensino diferenciado, usando práticas educativas, que se afastam do modelo tradicional, já existentes em Portugal, como é exemplo a Escola da Ponte, em Santo Tirso, que abrange desde o pré-escolar ao 3.º ciclo de ensino. No caso de Oliveira do Bairro, a proposta pretende iniciar com o pré-escolar e 1.º ciclo.

As ideias foram ouvidas e tiveram a melhor aceitação por parte do UPOB, que agendou nova reunião de trabalho para a exploração do projeto e o compromisso de resposta formal até ao final do mês.

Esta organização informal de pais revelou que não poderia ter corrido melhor a primeira reunião de apresentação.

O grupo revelou que já esperava uma grande abertura por parte do UPOB, mas ficou surpreso com a presença de vários professores do concelho, ligados ao movimento, “sendo muitos deles as nossas referências do tempo de escola”, sublinhou Joana Almeida.

Surpreendeu também estes pais a resposta pronta do UPOB, de que a equipa que está a dedicar-se à educação vai incorporar o projeto nos seus planos de trabalho.

Fernando Silva, um dos líderes do UPOB, avançou que o movimento está a aguardar uma apresentação de proposta concreta, para ser analisada. “Pessoalmente identifico-me com este modelo inovador de ensino e gostaria que o mesmo viesse a ser implementado em Oliveira do Bairro”. Esse seria “o nosso contributo para a tão necessária mudança no nosso sistema de ensino, com novos modelos de pesquisa e novas formas de interação com o conhecimento”, rematou.