Movimento pela Democratização dos Partidos diz que há “indícios do arrebanhamento massivo de novos militantes” no PSD.

2016-03-01 20:38

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento pela Democratização dos Partidos que está a está a construir uma lista de propostas de reforma do sistema político-partidário e de renovação da democracia interna dos Partidos diz que continuam a existir sinais preocupantes sobre a vida interna dos partidos inspirando-se nas notícias sobre a captação de militantes nas eleições Primárias e Distritais do PS, nas eleições da distrital de Coimbra do PS e nas eleições para a distrital de Aveiro do PSD.

“Neste último caso há indícios do arrebanhamento massivo de novos militantes nos últimos meses, com inscrições com indícios de falsificações e quotas pagas por atacado. Estas manobras – infelizmente também comuns noutras estruturas distritais de outros partidos – consubstanciam uma deturpação e uma corrupção da democracia interna”.

Este Movimento reage a notícias sobre a inscrição de mais de 270 novos militantes em Esmoriz, dos quais 80 numa única rua dessa cidade, e com partilha de telemóvel. Este quadro foi amplificado esta semana com a referência de que Aveiro é, hoje, a segunda maior distrital Social Democrata do País, a seguir ao Porto, tendo ultrapassado Lisboa.

“O MDP considera que partidos que construam aparelhos locais, listas de candidatos e líderes através de técnicas indignas dos mais básicos e universais princípios democráticos não são partidos que estejam em condições de governarem nem o país nem as suas autarquias, podendo até sofrer multas por corrupção e má conduta democrática, como a suspensão dos vários dirigentes e está a desenvolver um banco de propostas de reforma do sistema político, de boas práticas partidárias e de reforma dos estatutos que, em breve, apresentará à Sociedade Civil e a todos os partidos do nosso quadro político-partidário”.