Movimento "Cidadãos por Aveiro" quer ir a votos.

2021-04-20 10:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Movimento “Cidadãos por Aveiro” quer participar nas eleições autárquicas deste ano e se não o puder fazer diretamente mostra abertura para acordos com partidos.

Nascido com a intenção de apresentar “alternativa” aos modelos de governação atual, este movimento mobiliza 7 proponentes iniciais, alguns dos quais com ligação ao movimento Juntos pelo Rossio que tem combatido o projeto para o estacionamento subterrâneo no centro da cidade, junto ao Canal Central.

“Temos uma série de insuficiências cidadãs em Aveiro. Queremos participar e temos sentido um bloqueio que nos impede de sentir parte dessas decisões. Houve outros movimentos como o Juntos pelo Rossio e outros momentos que se desenvolveram”.

David Iguaz, Cristina Montez, Miguel Bergano, Susana Lima, António Garcia, Isabel Abreu e Miguel Menano são os primeiros proponentes do movimento que quer privilegiar políticas assentes na qualidade de vida dos cidadãos.

“Pretendemos galvanizar a população para participarem e decidirem o que querem para o bairro e para a sua rua. As pessoas têm necessidade do espaço ser adaptado a elas. Isso não se vê. Nem aqui nem noutros locais. Queremos mudar a democracia representativa para uma mais participativa”.

António Garcia explica que há ainda incerteza quanto à forma como será feita essa participação neste ato eleitoral (com áudio).

O primeiro passo é a apresentação ao público com site e conferência de imprensa.