Moção contra traçados da Linha de Alta Velocidade aprovada por unanimidade em Anadia.

2023-07-07 17:26

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, uma moção, apresentada pela bancada do MIAP, contra os traçados da Linha de Alta Velocidade propostos no Estudo de Impacte Ambiental, cuja consulta pública se encontra a decorrer até ao próximo dia 28 de julho. A deliberação foi tomada esta quinta-feira, 6 de julho, em sessão extraordinária que decorreu no Cineteatro Anadia.

O documento sublinha que a construção de qualquer um dos traçados propostos para a linha de alta velocidade no concelho de Anadia “irá causar um impacto extremamente negativo às populações das áreas afetadas, com a destruição de habitações e paisagem, divisão de localidades, diminuição da mobilidade e criação de fonte de ruído e vibrações”.

Por outro lado, refere “o impacto ambiental devastador” que irá provocar na fauna e flora do concelho, bem como na sua morfologia, “com inevitáveis alterações” e consequentes “prejuízos nas infraestruturas básicas”, nomeadamente de água e saneamento, bem como nos aquíferos que integram o cretácico de Aveiro e abastecem o concelho de Anadia.

A moção alerta ainda para “o perigo de contaminação” do perímetro de proteção de captação da água natural da Curia, sendo este, “provavelmente o mais importante e valioso recurso natural com impacto económico, social e cultural imensurável” para o concelho.

Destaca ainda o impacto “igualmente negativo” desta construção em explorações vitivinícolas inseridas na região demarcada da Bairrada, as quais conferem, para além do seu interesse económico, “uma singularidade paisagística única no concelho de Anadia”. É ainda referido que o setor vitivinícola concelhio tem realizado “avultados investimentos” com o objetivo de “aumentar a área de exploração”, bem como “na melhoria de processos produtivos e no desenvolvimento do enoturismo” em áreas que serão afetadas pelos traçados da linha de alta velocidade apresentados.

A bancada do MIAP considera ainda que “esta decisão consubstancia uma medida que contribuirá, de sobremaneira, para o desinvestimento no concelho de Anadia, já por natureza penalizado com a falta de um nó da autoestrada, esse sim fundamental para o desenvolvimento económico do concelho, e reiteradamente adiado por decisores políticos que num passado recente o defendiam”.

Foi ainda deliberado pelo plenário que a moção será colocada no portal participa.pt, no âmbito da Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental, e remetida a um conjunto de entidades, designadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, o Ministro das infraestruturas, à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.