Ministro do Ambiente esteve no Porto de Aveiro. Investimento acelera nas unidades empresariais.

2021-12-10 16:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Investir no ambiente, investir na industrialização e investir na criação de emprego.

Três ideias que o Ministro do Ambiente e da Ação Climática quis destacar na visita à unidade da CSWindASM, na Gafanha da Nazaré.

Esta unidade, sedeada no Porto de Aveiro, produz fundações fixas e flutuantes, e componentes de energia eólica para utilização offshore (ou seja, em pleno mar). Integra o maior grupo mundial e pretende capitalizar a localização para atrair novas empresas.

Adelino Matos, CEO da empresa, afirma que a zona de atividades logísticas pode ser uma área "de futuro". (com áudio)

A ouvir este discurso esteve o Presidente da Câmara de Ílhavo. João Campolargo participou nesta que foi a sua primeira visita oficial envolvendo um membro do Governo, ao Concelho de Ílhavo.

O autarca diz que a criação de emprego está assumida como uma prioridade num município para quem as 'energias limpas' são um pilar de um futuro de combate às alterações climáticas pelos riscos que representam para o litoral ilhavense.

Quanto ao cluster da metalomecânica, João Campolargo diz que pode ser uma nova vaga industrial na Gafanha da Nazaré, no Concelho e na região aveirense. (com áudio)

João Pedro Matos Fernandes esteve de visita à unidade de produção de pás eólicas. O titular da pasta do ambiente destaca a aposta nas energias renováveis como aposta crescente de um país que já se considera líder no sector. (com áudio)

"Isto é ambiente e sustentabilidade. Investir na sustentabilidade é contribuir para o nosso bem-estar, para a nossa saúde, para a capacidade de a espécie humana viver muitos milénios na Terra. Mas investir na sustentabilidade é criar riqueza, é criar mão-de-obra qualificada, é criar possibilidades de distribuir essa riqueza e de criar bem-estar, através de investimentos industriais", enalteceu João Pedro Matos Fernandes.