Ministra do Mar esperada no Festival do Bacalhau no Dia da Islândia.

2016-08-19 11:25

Categoria: 

Concelho: 

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, são esperados esta sexta no Festival do Bacalhau, no dia dedicado à Islândia, país convidado nesta edição do evento.

Este momento permite o encontro de Governantes portugueses com a comitiva formada pela Ministra da Indústria e do Comércio, Ragnheidur Elin Arnadottir; pelo embaixador da Islândia, Thordur Aegir Oskarsson; pelo cônsul da Islândia, António Ribau; pelo mayor de Grindavik, Robert Ragnarsson, pelo diretor do Icelandic College of Fisheries, Olafur Arnbjornsson, entre outras entidades e políticos islandeses.

A programação do Dia da Islândia tem início às 14h30, com a cerimónia oficial, junto à Eldhus House (réplica de uma casa típica islandesa), instalada ao lado do Pavilhão Terra e Mar.

Do programa do Dia da Islândia no Festival do Bacalhau fazem também parte visitas e reuniões de trabalho, envolvendo diversas entidades do município e da região, com vista a aprofundar as relações entre os dois municípios e os dois países em áreas como o turismo, a energia, a indústria ou a investigação, tendo o mar como temática central.

O programa do Dia da Islândia continuará às 20h00, no Palco Ria, com o concerto de Ylja, uma dupla de vozes harmoniosas e guitarras acústicas, que traz as sonoridades da Islândia ao Festival.

No Pavilhão Terra e Mar, às 21h00, o Chef islandês Viktor Orn Andréssen mostra como se prepara o bacalhau na sua terra natal. Ainda em torno da temática do país gelado, Pepe Brix expõe, junto à Eldhus House, um conjunto de fotografias tiradas naquele país.

O convite à Islândia para participar no Festival do Bacalhau surge no âmbito da geminação do Município de Ílhavo com a cidade islandesa Grindavík, formalizada em 2005.