Ministério do Ambiente confirma descarga ilegal de lixiviado de aterro da Resitejo em Aveiro.

2017-11-03 11:56

Categoria: 

Concelho: 

O Gabinete do Ministro do Ambiente já respondeu às questões levantadas por deputados do BE sobre uma descarga em coletor da rede de saneamento na zona industrial de Mamodeiro.

Está identificado o líquido e os responsáveis pelo camião cisterna que percorreu 200 km para concretizar a descarga ilegal em Aveiro e o Bloco de Esquerda pede que sejam imputadas as devidas responsabilidades aos infratores.

Caso que remonta da 27 de junho diz em que foi apreendido um camião que fazia uma descarga ilegal num coletor da rede de saneamento depois de percorrer mais de 200 quilómetros desde a zona de Chamusca até Aveiro.

Em resposta ao deputado Moisés Ferreira (na foto), do Bloco de Esquerda, o Ministério do Ambiente identifica a empresa transportadora como sendo a Ambipombal - Gestão de Resíduos SA.

O conteúdo da cisterna está definido como “lixiviado de um aterro” e era proveniente de um aterro da Resitejo - Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo.

Na altura, o veiculo ficou à guarda da GNR e só mais tarde o resíduo encaminhado para local credenciado para o tratamento.

O Bloco de Esquerda considera que os factos relatados pelo Ministério do Ambiente ao Parlamento “são graves” e podem colocar em risco a “saúde pública e a rede de saneamento do concelho”.

Pede agora que se averigue se ocorreram outras descargas e defende que sejam “implementadas medidas de maior controlo para evitar situações futuras semelhantes”.