Miguel Viegas quer estímulos à renovação da frota pesqueira.

2019-09-13 19:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A CDU afirma que o valor da pesca não pode estar apenas no valor turístico mas na indústria que potencia o surgimento de postos de trabalha.

Ideia deixada no debate que a candidatura de Miguel Viegas promoveu no auditório da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Participaram neste debate, para alem dos candidatos Miguel Viegas e Ana Valente, diversos representantes da pesca e da Universidade de Aveiro.

Os candidatos reafirmam o seu compromisso de “sustentar e potenciar o sector da pesca, não apenas como um adorno turístico ou etnográfico mas antes como um alavanca de desenvolvimento da região”.

Pedem investimento público em infraestruturas de apoio à pesca e em medidas específicas de discriminação positiva da pesca artesanal.

O objetivo é garantir uma “repartição mais justa da cadeia de valor”.

"É necessário impor preços mínimos e margens de intermediação máxima para remunerar de forma mais justa o pescador. É necessário mais fiscalização do pescado que entra no país, incluindo proveniente de países onde as restrições à pesca não se aplicam. É necessário usar dos fundos do Mar2020 para modernizar a nossa frota cuja idade média anda nos 37 anos. É também urgente realizar investimento público, melhorando as acessibilidades dos portos e criando uma rede de frio para que os pescadores não fiquem da total dependência dos intermediários”.

Segundo Miguel Viegas: "Por cada posto de trabalho directo na pesca, são criados 5 em terra. É com este rácio em mente que propomos um plano de desenvolvimento da pesca na região de Aveiro que possa alavancar a muito propalada economia do mar".