Miguel Viegas defende que PAC deve dar lugar a uma política "nacionalizada".

2015-08-26 14:41

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU pelo distrito de Aveiro, defende que a Política Agrícola Comum deveria dar lugar a uma Política Nacionalizada, adaptando-se “à realidade do país e às suas potencialidades”. Defende a modulação das ajudas evitando a sua concentração numa reduzida percentagem de grandes agricultores do Alentejo e Ribatejo.

Defende um conjunto de medidas fiscais que discriminem de forma positiva os pequenos e médios agricultores, bem como medidas de fiscalização e controlo quer às importações, quer às práticas e aos preços pagos à produção, em especial por parte da grande distribuição. O candidato deixou a mensagem num encontro com agricultores do Troviscal (Oliveira do Bairro).

No que diz respeito à região da Bairrada, defendeu a elaboração de “uma estratégia de valorização dos produtos locais", com especial destaque para os vinhos e para o leitão, mas sem esquecer outros produtos como o kiwi ou a batata.

Miguel Viegas comprometeu-se a tudo fazer para fazer avançar com a certificação do leitão da Bairrada, no quadro de uma Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), que envolva os agentes económicos e suas associações na construção da solução mais adequadas.