Marcelo e Costa visitam sexta-feira fábrica e hospital em Ovar.

2020-05-21 00:02

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da República disse hoje à Lusa que vai visitar na sexta-feira com o primeiro-ministro uma fábrica e um hospital de campanha em Ovar, "símbolo de uma resistência difícil" onde tinham combinado ir "logo que possível".

Marcelo Rebelo de Sousa falou à agência Lusa durante um passeio de elétrico entre Campolide e o Largo de Camões, em Lisboa, que decidiu fazer após ter almoçado no restaurante "A Valenciana" com o chefe da sua Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, num sinal de apoio ao setor da restauração.

Segundo o chefe de Estado, o município de Ovar, no distrito de Aveiro, onde foi declarada a situação de calamidade e fixada uma cerca sanitária durante cerca de um mês para conter a transmissão da covid-19, constitui "um símbolo de uma resistência difícil de uma parte de Portugal continental" no atual quadro de pandemia.

"Combinei com o senhor primeiro-ministro - naturalmente, com o convite do senhor presidente da Câmara de Ovar - visitarmos Ovar logo que possível", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando: "E lá vamos, visitar uma fábrica, visitar um hospital de campanha, comer o pão de ló de Ovar, conviver com os ovarinos".

Sobre o almoço que, antes da chegada do primeiro-ministro, terá com o presidente do PSD, Rui Rio, também em Ovar, Marcelo Rebelo de Sousa contou que a ideia partiu do presidente da Câmara e dirigente social-democrata, Salvador Malheiro.

"Foi o presidente da Câmara quem tomou a iniciativa, que eu também achei muito boa, de associar ao almoço - uma vez que o senhor primeiro-ministro está com um compromisso em Coimbra - o líder da oposição. Isto é uma tarefa conjunta, comum, e portanto, faz sentido", considerou.

"Lá estaremos durante a tarde toda", concluiu.

Hoje, antes de fazer este passeio de elétrico, o chefe de Estado elogiou Rui Rio "por saber colocar o interesse nacional acima do interesse partidário" e defendeu que tem havido "uma sintonia muito grande" entre Presidente, Governo e oposição.

"Eu tenho acompanhado par e passo o que o Governo faz. Tem havido aqui uma sintonia muito grande entre Presidente da República, primeiro-ministro, Governo, líder da oposição - há que lhe dar uma palavra também, de agradecimento e de elogio, por saber colocar o interesse nacional acima do interesse partidário - e outros líderes de outros partidos da oposição também", afirmou.