Luís Ferreira confirmado como novo programador cultural em Ílhavo.

2016-04-21 20:58

Categoria: 

Concelho: 

Luís Miguel de Sousa Ferreira foi confirmado como Diretor e Programador dos Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré e assessor cultural do Presidente da Câmara de Ílhavo. Natural de Tomar, Luís Ferreira nasceu 1983 e é Licenciado em Design Industrial pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Tem no seu percurso profissional experiência como Diretor Artístico (Festival Bons Sons desde 2006), como Designer de Serviços no CENTA - Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas, de setembro de 2006 a dezembro de 2007, que incluiu a coordenação do projeto de Residências Artísticas, a produção do projeto “Experimenta o Campo”, entre outros).

Pela frente o novo programador que já está em funções tem as organizações, já em marcha, da Rádio Faneca e do Festival do Bacalhau e a dinamização de espaços culturais como o Museu Marítimo de Ílhavo ou o Centro Cultural de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

A autarquia sublinha que o caminho feito é para aprofundar com a “dinamização de diversos projetos de carácter comunitário, envolvendo na sua realização associações locais ou os próprios habitantes do Município de Ílhavo.

O “envolvimento e participação da comunidade na vida cultural do Município” continua como marca pela dimensão social colocada neste projeto. As residências artísticas são outro dos pilares do projeto cultural anunciando-se uma intervenção de qualificação do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré que vai afirmar essa vocação de casa de produção artística.

Na carteira de equipamentos entram o Centro Sociocultural da Costa Nova, o renovado Teatro da Vista Alegre e o ampliado Museu da Vista Alegre.

“Assim, revela-se fundamental manter, mas sobretudo, reforçar a filosofia implementada, assegurando que a gestão e programação destas estruturas municipais (Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, Centro Sociocultural da Costa Nova e Teatro da Vista Alegre) seja efetuada de forma perfeitamente integrada, em articulação com outros espaços do Município e Associações, através de um elemento coordenador capaz de assegurar a direção, gestão e planificação atempada, envolvendo neste processo também a Comunidade, o que só se consegue com alguém que detenha uma clara competência nesta área, como também uma disponibilidade e dedicação quase absolutas”.