Líder distrital do PS defende "necessidade de todos continuarem empenhados na defesa do serviço público”.

2020-09-13 13:49

Categoria: 

Concelho: 

Jorge Vultos Sequeira viu a liderança distrital do PS confirmada em congresso com a votação, por unanimidade e aclamação, da Moção “Por Aveiro, avançamos juntos”.

O Congresso Distrital decorreu, este sábado, dia 12, em Sever do Vouga, e consagrou a liderança de Jorge Vultos Sequeira.

Aprovou, ainda, três moções setoriais (sobre Planeamento do território e das cidades: um desígnio e um sistema na afirmação da democracia - primeiro subscritor Pedro Ribeiro da Silva de Aveiro); Reposição de freguesias - primeiro subscritor António Cardoso, SM Feira; Descentralização: Autonomia, Proximidade e Participação. Educação cujo primeiro subscritor foi o líder da concelhia de Aveiro, Manuel Oliveira de Sousa.

Na Sessão de Encerramento, o Presidente da Federação, Jorge Sequeira, depois de agradecer o trabalho realizado pelos congressistas e comissão organizadora, salientou a importância do momento apelando à “mobilização” para concretizar os compromissos assumidos na Moção.

Enfatizou a “necessidade de todos continuarem empenhados na defesa do serviço público”, “um serviço público patriótico”, dando como exemplo a criação, pelas forças de esquerda, do Serviço Nacional de Saúde, instituído a 15 de setembro de 1979.

Seria o mote para a intervenção de Marta Temido.

A Ministra da Saúde dirigiu-se ao Congresso apontando os principais desafios, num tempo em que o Serviço Público, nomeadamente o SNS, “aproximou setores” no combate à pandemia.

“Em tempos de incerteza”, apontou, como determinante, continuar a “robustecer o Estado Social”.

E destacou como necessárias novas medidas que passam também pela “intervenção individual; a presidência da União Europeia também é uma oportunidade para demonstrar o que Portugal faz de melhor; a proteção aos mais frágeis, apoiando as instituições na assunção das suas responsabilidades; a vacinação sazonal; o regresso às escolas com a normalidade possível.”

Marta Temido terminou frisando “é preciso enfrentar os próximos desafios, que estão aí, com a esperança de que vamos sair disto”.

Os órgãos da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista foram aprovados por 88,5 % dos delegados.

Na lista para a comissão política distrital estavam os nomes de Henrique Ferreira (Feira), Rosa Maria Albernaz (Espinho), Rocha Andrade (Aveiro) e Neto Brandão (Aveiro).

Na comissao de jurisdicao, Pedro Martins (Ílhavo), Joana Devezas (Espinho) e Mário Costa (Aveiro) eram os primeiros nomes.

A comissao de fiscalização conta com Armando França (Aveiro), Maria Santos (Esmoriz), Helder Filipe (Aveiro), Joana Valente (Aveiro) e Rui Teixeira (Aveiro).