Legislativas: PS reúne com movimento Maria e reclama estatuto de "partido da ria".

2019-09-27 16:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os candidatos a deputados do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro, liderados por Pedro Nuno Santos, reuniram hoje com o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro na Gafanha de Aquém, concelho de Ílhavo, junto a uma das zonas da Ria de Aveiro onde já se iniciaram os trabalhos de desassoreamento.

O PS quis puxar a si o mérito pela obra há muito desejada e deixou compromisso de lutar por manutenções regulares.

O encontro com os dirigentes daquele movimento cívico serviu para dialogar sobre os desafios que se colocam à gestão da laguna e fazer o balanço ao trabalho que é necessário realizar no próximo ciclo político com vista à proteção do ecossistema e valorização das potencialidades sociais e económicas da Ria de Aveiro.

“Esta foi uma oportunidade bastante proveitosa para constatar as melhorias alcançadas na presente legislatura, entre as quais a empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro que é o exemplo mais significante, há décadas reclamado por todos os agentes locais e regionais, que o Governo liderado pelo Partido Socialista encarou desde o início como uma prioridade”.

Pedro Nuno Santos defende que o trabalho de preservação da Ria de Aveiro não se esgota na empreitada de desassoreamento, “existindo da parte do PS o compromisso de especial atenção às necessidades permanentes de manutenção”.

O movimento já disse que o responsável político, que ocupa a pasta das Infraestruturas no Governo da República, revelou-se sensível à necessidade de extensão das atuais obras de desassoreamento e considerou fundamental que, de futuro, a limpeza e reposição de fundos venha a ser feita de forma continuada.

Aproveitou para falar de alterações climáticas, da progressão da água salgada em terrenos de cultivo em algumas zonas dos concelhos mais a Norte da Ria de Aveiro e o alagamento, em marés vivas, das vias de acesso ao Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.

A gestão da ria é tema obrigatório no encontro com candidatos e o Maria pediu representação alargada dos diferentes setores num futuro õrgão de gestão.

Os achados arqueológicos do período do neolítico (datados de um período compreendido entre o quatro e o terceiro milénio AC), recentemente encontrados durante os trabalhos de desassoreamento no Canal de Ílhavo, motivaram igualmente o interesse do dirigente socialista, que considerou adequado pensar-se numa solução que permita manter esse espólio na região, nomeadamente, através de um Centro de Interpretação da Ria de Aveiro.