Legislativas: CDU quer mais meios ao serviço dos cuidados de saúde primários.

2022-01-12 10:07

Categoria: 

Concelho: 

A CDU continua a dar visibilidade às questões da saúde na pré-campanha das Legislativas.

Esta semana reuniu com a direção do Agrupamento de Centro de Saúde Entre Douro e Vouga I – Feira/Arouca, sediado em Santa Maria da Feira.

Acandidata Maria Miguel Sá (médica de Santa Maria da Feira) e Carla Cabique Martins (da Direção Regional de Aveiro do PCP) foram recebidas pelo Diretor Executivo, António Alves, que reportou as dificuldades com a falta de médicos e enfermeiros, nomeadamente em saúde pública, o que dificultou a triagem dos doentes e dos seus contactos.

Salientou, também, a falta de outras valências nos cuidados de saúde primários, nomeadamente, de psicólogos (existem 5 psicólogos no ACES para 155 mil utentes) e falhas no que respeita aos cuidados continuados na comunidade e nos cuidados paliativos.

Outro dos temas em foco foi o aumento da agressividade que se tem abatido sobre os profissionais de saúde, o que gera inseguranças e dificuldades e a preocupação que sente na gestão da expectativa, que vai ser criada nos utentes, para o período pós-pandemia.A CDU continua a defender o Serviço Nacional de Saúde como “condição decisiva de garantia do acesso generalizado do povo português ao usufruto desse direito”.