Legislativas: Candidatura Social democrata preocupada com reabertura de USF de Arada.

2022-01-18 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os candidatos do PSD pelo círculo de Aveiro às eleições legislativas do próximo dia 30 anotaram esta segunda-feira a preocupação da população de Arada pelo encerramento do polo da USF Laços, de Ovar, em novembro último.

Os deputados aveirenses em exercício já dirigiram uma pergunta à ministra da Saúde e os que serão eleitos deixaram a garantia de que não vão esquecer o assunto.

O grupo liderado pelo cabeça de lista, António Topa Gomes, e que integrava a ovarense Carla Madureira, lamentou que os cerca de 3.000 utentes se vejam obrigados a recorrer a Cortegaça após o encerramento do polo de Arada, por falta de profissionais de saúde.

As instalações estão a ser renovadas, por iniciativa do Município de Ovar, encontrando-se de portas fechadas desde novembro último.

“A situação causa graves constrangimentos à população, principalmente no caso das pessoas mais idosas ou que não dispõem de transporte individual próprio, na medida em que inexistem ligações transportes públicos entre as duas localidades” lamentou Carla Madureira, garantindo que pugnará pela reabertura da unidade de saúde, evitando que 3.000 utentes tenham de se deslocar à freguesia de Cortegaça para obter os cuidados de saúde de que necessitam.

A jornada desta segunda-feira incluiu uma reunião com a direção dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, durante a qual os candidatos a deputados do PSD ouviram a preocupação relativa à revisão da legislação que estabelece o estatuto do bombeiro, ambição de há muito dos “soldados da paz”.

A comitiva social democrata teve, igualmente, oportunidade de escutar a realidade da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, uma das muitas instituições do país à espera da revisão em alta do acordo de cooperação do estado com a IPSS.