Legislativas: Aliança Democrática quer UA e Hospital como alavancas no campo da saúde.

2024-02-29 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Aliança Democrática quer o curso de medicina e a ampliação do Hospital Infante D. Pedro na lista de prioridades da próxima legislatura para a região de Aveiro.

O tema esteve em cima da mesa no encontro da candidatura com o Reitor da Universidade de Aveiro.

Emídio Sousa diz que ouviu as habituais referências ao subfinanciamento - um terço do que recomendam os padrões internacionais – e defendeu uma política mais amiga do investimento tendo por base a capacidade inovadora do ensino superior.

“Há falta de residência para os estudantes e o financiamento é um terço do que preconizam os padrões internacionais. Isto é dramático” disse o cabeça de lista por Aveiro.

A candidata da AD indicada por Aveiro, Ângela Almeida, autarca de freguesia de Esgueira, falou sobre a “grande ambição” de ver Aveiro criar o curso de medicina nos 50 anos do estabelecimento de ensino.

“No momento em que Portugal se debate com falta de médicos e de enfermeiros ou padece de uma resposta tardia dos serviços de saúde, ao ponto de haver regiões que não conseguem, mesmo, recrutar, havendo uma universidade com esta capacidade, com esta qualidade, só por masoquismo podemos não aprovar este curso”, vincou Ângela Almeida.

Sobre o hospital, Ângela Almeida falou da importância de garantir a ampliação.

“É um sonho de há muitos anos e uma promessa adiada há tempo demais. Está na hora de avançarmos para o terreno, e já vamos tarde”.

Os candidatos da Aliança Democrática às próximas eleições legislativas dedicam esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, ao concelho de Oliveira do Bairro.

O programa abre, às 10h30, na feira da Palhaça e prevê contacto com o comércio local, às 14h30, no centro de Oliveira do Bairro;