Lançado Concurso Público de Ideias para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da antiga Lota de Aveiro.

2022-08-05 08:26

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal deliberou aprovar o lançamento do Concurso Público de Ideias para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro.

"O presente procedimento tem por objetivo a apresentação do conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções, numa perspetiva de gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural, com espaço de relevo para os desportos náuticos e a náutica de recreio, tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico".

Estes terrenos com cerca de 10 hectares, "são abordados numa perspetiva de área piloto para teste da incorporação dos desafios da 'New European Bauhaus', que deverá contar, com o envolvimento cívico e com a exploração de novas abordagens na relação da urbanidade com os valores ambientais em presença, focando-se na sustentabilidade do ambiente urbano, em energias limpas, na construção da Cidade com neutralidade carbónica e nos objetivos da economia circular".

Estes objetivos "vão também tomar forma num equipamento único, o Living Places Lab, que congregará diversas valências e funções permanentes de dinamização cultural e comunitária, integrando-se toda esta operação na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027".

No decurso do procedimento serão avaliados os vários trabalhos de conceção de estudo urbanístico, que, após um processo de consulta pública e segundo a decisão do Júri, será vencedor o trabalho que melhor responde aos objetivos referidos, ao qual será atribuído o prémio de consagração no valor de 50 mil euros, enquanto o 2º e 3º classificados receberão prémios no valor de 10 e 5 mil euros, respetivamente. No quadro do Concurso de Ideias está ainda prevista a atribuição de duas Menções Honrosas.

No âmbito do processo de Descentralização, a CMA definiu o objetivo de assumir a gestão dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro, "pela sua relevante importância urbana e pela sua íntima e especial relação com a envolvente da Ria de Aveiro, cuidando da memória histórica da sua velha utilização portuária, das atividades náuticas que suporta e apostando numa ocupação moderna e respeitadora do ecossistema e dos habitats de excelência, num local que é central na Cidade de Aveiro".