Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo apresenta programação do trimestre com foco na intergeracionalidade.

2023-04-26 09:34

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo apresenta programação do trimestre com foco na intergeracionalidade.

No dia 19 de abril, vários estudantes da licenciatura de Psicologia da Universidade de Aveiro estiveram à conversa com pessoas mais velhas para tentar descobrir o que une ou o que pode separar as distintas gerações, partindo da temática da solidão.

Na sequência dos resultados da conversa, está agora a ser desenvolvido o projeto comunitário de teatro musical “Cores entre Gerações”, sob a orientação do artista Jonathan Margarido.

Este projeto é aberto a toda a comunidade, estando os ensaios agendados para os dias 26 de abril, 2, 3 e 4 maio, com início às 17h30.

No Eixo da Investigação, destaque para a rúbrica "Palavra de Investigador", com a Investigadora Ana Rita Brás, da Universidade de Coimbra, que irá abordar o tema “Morte do Cônjuge e Redes Relacionais - Um Estudos Sobre a Viuvez Feminina”, no dia 20 de maio, às 10h30.

No âmbito dos Projetos de Investigação, dar-se-á início ao projeto SINDIA- Desigualdades Sócio Espaciais na Demência, que irá estudar de que modo as desigualdades sócio espaciais afetam as vidas das pessoas com demência e a dos cuidadores informais.

Já o projeto ACTIV - Plataforma de Estímulos está a desenvolver um programa-piloto para testar os seus programas de exercício físico e cognitivo, através de conteúdos digitais, desenhados e promovidos pela empresa tecnológica ACTIV, para melhorar a autonomia dos cidadãos de idade avançada e reduzindo assim a fragilidade, dependência e encargos com saúde.

Ainda no Eixo da Investigação, será apresentado o Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência, em que cada participante irá explorar mundos-história interativos (conjunto de vídeos 360º, interligados entre si, que possibilitam a manipulação da sequenciação de eventos) adaptados à sua história de vida e recolhe “memórias” através do objeto tangível diegético.

Este é um projeto promovido pela Universidade de Aveiro e cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

No Eixo do Conhecimento, destaca-se o programa de conversas "Conscientes?", que pretende aumentar o conhecimento na tomada de decisões relativas ao projeto de vida.

Estes encontros acontecem a 2 e a 8 de maio, às 10h30, e contam com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre, Segurança Social de Aveiro e a Equipa dos Programas Especiais da GNR de Aveiro.

O Projeto "Fala!", dedicado ao tema “Demências”, irá contar com a colaboração das gerontólogas Rita Trindade e Carolina Marques, que irão partilhar no dia 27 de abril, às 19h, as suas experiências na Associação Reabilitar Alzheimer, contando com o contributo de todos os participantes. Esta é uma ação promovida pela Associação Nacional de Gerontólogos.

No eixo da Criação destaque para o arranque do Projeto Comunitário “Coro da Memória”, que pretende desafiar as pessoas a integrar um coro que pretende surpreender a partir de letras originais e cancioneiros portugueses, onde o corpo e a criatividade são os principais elementos para a apresentação de um produto artístico original e singular.