Laboratório de Programação e Robótica nasce na Biblioteca de Albergaria-a-Velha.

2021-12-21 18:03

Categoria: 

Concelho: 

Já se encontra em funcionamento o Laboratório de Programação e Robótica na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. Este é um novo espaço de inovação e experimentação, ondeestudantes e famílias do Concelho podem desenvolver diferentes projetos criativos.

O Laboratório de Programação e Robótica foi concretizado no âmbito do projeto "Scratch 4 All" promovido pela InovaRia - Rede de Inovação em Aveiro e pelo CASPAE, em parceria como Município de Albergaria-a-Velha.

Esta atividade dá seguimento à atividade Scratch On Road, em que todos os alunos do 4.º ano do Município estão a aprender a Linguagem de Programação Scratch nas aulas de Oferta Complementar com a coordenadora do projeto.

Neste espaço de inovação e criatividade, estão disponíveis 3 robots humanoides (EZ-robots), Arduínos (introdução à eletrónica), Croc & Play, 3 drones, robots DOC com atividades adaptadas, impressoras 3D e outros jogos didáticos, anteriormente adquiridos pelo Município.

Além do acesso autónomo ao Laboratório durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, sempre com o devido acompanhamento técnico, vão ser dinamizadas regularmente oficinas temáticas para diferentes públicos.

A iniciativa “SCRATCH 4 ALL” pretende contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade e inovação do sistema de educação e formação nacional, para a redução eprevenção do abandono escolar precoce, para o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação, bem como para o desenvolvimento de competências específicasatualmente fortemente valorizadas em termos educativos, profissionais e sociais.