JS/Ílhavo: Plano e Orçamento do Município de Ílhavo "é insuficiente para a juventude"."

2020-11-18 15:59

Categoria: 

Concelho: 

A Juventude Socialista de ílhavo considera que as medidas aprovadas para a área da Juventude, constantes do Plano e Orçamento do Município de Ílhavo para 2020, "não serão as suficientes para dar resposta aos problemas e anseios dos jovens do concelho".

Para Mariana Alvelos, Presidente da JS/Ílhavo, "os jovens socialistas elencaram na recente reunião do Conselho Municipal de Juventude várias medidas que entendem prementes para integrar a política municipal de juventude. A JS entende que o Orçamento Participativo, que continua por se concretizar, tem destinado um valor orçamental bastante reduzido (100 mil Euros). Defende a urgência na promoção de políticas públicas de habitação sensíveis às dificuldades emancipatórias dos jovens, nomeadamente através de benefícios fiscais, de acordos tripartidos entre autarquia, arrendatário e proprietários, no sentido de promover contratos de arrendamento a custos controlados".

Mariana Alvelos referiu ainda que "já é tempo de a Câmara adotar políticas de incentivo à natalidade de apoio a jovens casais, como a emissão de um 'cheque-bebé', á semelhança do que já foi implementado noutras autarquias".

No âmbito do apoio à inserção na vida ativa, a JS defendeu que os estágios municipais "devem ser alargados a oportunidade de estágio nas coletividades e empresas locais, e que a reabilitação do edificado degradado no centro da cidade de Ílhavo pode também ser colocada ao serviço da instalação a custos controlados de empresas jovens, como medida de apoio ao empreendedorismo ligado a empresas ligadas às novas tecnologias".

A Presidente Mariana Alvelos referiu que “a juventude tem um papel transversal a outras áreas bastante importantes, abrangendo assim a área social, a área da habitação, a área do desenvolvimento económico entre outras, daí que as medidas elencadas não se circunscrevam apenas ao pelouro da juventude, ademais quando este representa menos de 1% do investimento financeiro da Câmara”.

De referir que a JS/Ílhavo votou, naquela reunião do Conselho Municipal de Juventude, contra a emissão de parecer positivo ao Plano e Orçamento para 2021.