JSD quer debate sobre votos nas autárquicas aos 16 anos.

2016-07-07 12:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A JSD Distrital de Aveiro reuniu-se com os participantes oriundos do distrito de Aveiro no Parlamento dos Jovens e do encontro fica a defesa do voto aos 16 anos em eleições autárquicas e pelo reforço da formação cívica.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que visa educar os jovens para a cidadania e proporcionar aos jovens a experiência de participar ativamente na política, incluindo num processo eleitoral.

Em discussão neste encontro estiveram formas de potenciar a participação cívica e a política da juventude portuguesa, em particular, a introdução do voto aos 16 anos.

Segundo nota da JSD, esta medida tem sido equacionada, ao nível europeu, como um meio para envolver os jovens nos processos políticos, dando resposta ao défice participativo e de interesse que os jovens têm demonstrado.

Durante a presidência letã da União Europeia (UE), o próprio Conselho da UE recomendou aos Estados-membros que investissem na formação cívica e capacitação política dos jovens e, posteriormente, na introdução do voto aos 16 anos.A JSD tem vindo a defender, ao longo dos últimos anos, a revisão dos programas curriculares do ensino básico e secundário no sentido de introduzir conteúdos que capacitem os jovens para o exercício da cidadania, revitalizando a formação cívica em contexto escolar.

“Entendemos que o problema da falta de participação e interesse dos jovens portugueses pela política atinge proporções preocupantes, aliás, como o demonstra o último estudo encomendado pela Presidência da República acerca desta realidade”.

O presidente da estrutura distrital da JSD, André Neves, assegura que " os cidadãos a partir dos 16 anos, se beneficiarem de uma formação cívica adequada em contexto escolar, estarão habilitados a tomar decisões desta importância".