JSD elabora guia de apoios sociais no ensino superior para alunos de Ílhavo.

2017-06-01 10:30

Categoria: 

Concelho: 

A Juventude Social Democrata de Ílhavo desenvolveu um trabalho de pesquisa para identificar os vários tipos de apoios financeiros ao estudo no ensino superior.

Foram destacadas as três universidades públicas mais próximas do concelho de Ílhavo (Aveiro, Porto e Coimbra) tendo sido feito um resumo dos principais apoios disponíveis em cada uma dessas universidades.

Neste trabalho de pesquisa identificam-se fontes estatais ou das próprias universidades, de natureza pecuniária ou na área da saúde, alojamento, entre outros. Existem também municípios que apoiam através de uma prestação pecuniária os estudantes que sofram de carências económicas.

“Salientamos o caso do município de Ílhavo onde existe uma perspetiva integrada na atribuição das bolsas de estudo articulada com outras respostas sociais e educativas do município. Além da prestação pecuniária é possibilitado ao aluno o contacto privilegiado com o ecossistema de empreendedorismo da Região de Aveiro desenvolvendo assim o espírito empreendedor nos alunos bolseiros”, refere Samuel Ribau, dirigente local da JSD.

O trabalho está, agora, vertido em folheto informativo entregue aos alunos das escolas secundárias do concelho de Ílhavo. “Acreditamos que terá especial interesse para os alunos do ensino secundário principalmente os do 12º ano de escolaridade que brevemente ingressarão no Ensino Superior”.

Samuel Ribau, Presidente da JSD Ílhavo, defende que esta ação encaixa na responsabilidade das Juventudes Partidárias. “Fizemos isso trocando por miúdos algo que à primeira vista pode parecer dissuasor da entrada no Ensino Superior.”