João Galamba assume compromisso para criação nó de acesso à A1 que sirva Anadia e Oliveira do Bairro.

2023-10-27 08:39

Categoria: 

Concelho: 

Os concelhos vizinhos de Anadia (na foto) e Oliveira do Bairro vão ter um nó de ligação à A1.

A informação foi avançada esta quinta-feira, 26 de outubro, pelos Presidentes de Câmara dos dois Municípios, Teresa Cardoso e Duarte Novo, respetivamente, na sequência de uma reunião realizada recentemente em Lisboa, com João Galamba, Ministro das Infraestruturas, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Os dois autarcas bairradinos explicaram que os governantes foram sensíveis aos seus argumentos técnicos e de justiça territorial, relativamente à necessidade da criação do nó de ligação, “fundamental para o desenvolvimento económico não só dos dois concelhos, mas também da região”.

Segundo Teresa Cardoso e Duarte Novo, o Ministro das Infraestruturas comprometeu-se em “avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos com vista à criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”.

O passo seguinte será o envio, por parte do Governo, de um protocolo para ser assinado com ambos os Municípios.

Numa declaração conjunta, os dois autarcas consideraram que o compromisso assumido pelo Governo é o “princípio do fim de uma luta de muitos anos, que ambos os Municípios travaram em benefício das empresas, do desenvolvimento económico da região e, consequentemente, de mais emprego e qualidade de vida para as famílias dos dois concelhos”.

“A defesa dos interesses das populações dos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, feita de forma intransigente, insistente, assertiva e proativa, ao longo de vários anos e de vários governos e governantes, vai ter finalmente uma conclusão justa e mais do que merecida, pelo dinamismo dos nossos empresários e qualidade dos nossos recursos humanos”, declararam Duarte Novo e Teresa Cardoso.

Recorde-se que a criação de um nó de Acesso à Autoestrada do Norte, que vai beneficiar as zonas industriais e a população dos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, é uma revindicação antiga de ambos os municípios, que, ao longo do tempo, têm aproveitado todas as oportunidades para apresentar os seus argumentos junto dos sucessivos governos.

Esta pretensão antiga está considerada como uma das primeiras prioridades propostas para a Região de Aveiro, no âmbito do Plano Intermunicipal de Transportes e Mobilidade da Região de Aveiro.