Jacinta é n.º 2 da candidatura do PS à Câmara Municipal de Ílhavo.

2021-05-24 18:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Jacinta, cantora de Jazz com carreira internacional, natural da Gafanha da Nazaré, integra a lista do Partido Socialista candidata à Câmara Municipal de Ílhavo, liderada por Eduardo Conde.

O Secretariado do PS/Ílhavo – a quem competirá propor à Comissão Política Concelhia a composição das listas – considera que Jacinta Ramos personifica a “abertura da candidatura autárquica socialista à participação de cidadãos de reconhecido mérito profissional e com perspetivas cívicas e políticas enriquecedoras do projeto autárquico”.

O PS entende que a disponibilidade de Jacinta poderá ter papel “central” na transformação da política cultural do Município, “centrada na produção cultural local, na formação artística dos mais jovens e nas oportunidades de fruição cultural para todos”.

Jacinta Ramos, de 49 anos, é natural da Gafanha da Nazaré.

Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho com nota máxima, fez mestrado em música (com média de 19 valores), na Manhattan School of Music, em Nova Iorque, instituição que lhe atribuiu bolsa de estudos completa.

Logo depois do curso geral do conservatório (que frequentou no Conservatório de Música de Aveiro), fez a Licenciatura em Ensino de Música, na área de composição e música de câmara, na Universidade de Aveiro.

Atualmente tem dedicado grande parte do seu tempo à área do ensino e investigação.

É membro do Grupo de Investigação em Género e Performance do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Desempenha ainda funções como Docente e Investigadora no Curso de Música da Universidade Federal do Piauí, Brasil – onde vive parte do ano – na área de Estudos Culturais, Performance e Música.

Integra a OTIUM – Associação Ibero-americana de Estudos do Ócio, que engloba professores representantes de 21 universidades.

Realiza ainda pesquisa nas áreas de Performance e Improvisação Jazz Vocal - área que experiencia profissionalmente há mais de 25 anos -, sob o prisma dos Estudos Culturais, particularmente, as culturas populares como micro-resistências contra-hegemónicas. 

Cantora de jazz com carreira internacional e sete discos no mercado, Jacinta editou na Blue Note Records e foi galardoada com disco de ouro pelo seu disco Tribute to Bessie Smith.

Recebeu diversos prémios e nomeações, como a de melhor jovem artista de jazz da Europa e a de finalista da primeira série do programa televisivo Chuva de Estrelas.

O PS assegura que mesmo tendo vivido em cidades como Nova Iorque, São Francisco, Estugarda, Teresina (no Brasil), ou Lisboa, a cantora de jazz sempre manteve uma ligação “forte e ativa” com as suas origens e o seu concelho.

As notas mais recentes prendem-se com o lançamento de Luna Bar que integra a campanha de angariação de fundos para a União Audiovisual, movimento de apoio aos técnicos profissionais dos espetáculos que ficaram sem qualquer fonte de rendimento desde março de 2020, aquando o primeiro confinamento por causa da pandemia do Covid-19.

 

Foto: Maria Joana Pereira