Ílhavo: PSD questiona Governo sobre obras na Escola Secundária.

2019-02-11 18:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos por Aveiro entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução exigindo do governo a concretização da reabilitação da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo.

Formalizaram esse projeto na sequência da visita ao local há duas semanas.

Além do projeto de resolução, os deputados do PSD dirigiram uma pergunta ao Ministério da Educação, questionando se a tutela tem conhecimento do estado de degradação do edifício e das consequências que daí possam advir em termos de segurança e se está em condições de garantir a concretização da obra de beneficiação.

Os deputados aveirenses do PSD citam um relatório de vistoria de segurança da Câmara Municipal, do qual podem extrair-se três situações “mais preocupantes”.

“Cedência das lajes em consola e lanços de escada (zonas de circulação) no piso 1 e 2 do bloco b; na reparação/substituição das estruturas de suporte de telheiros nos percursos exteriores cobertos”; reparação da cobertura do bloco B face às infiltrações detetadas”.

O edifício da “secundária” da sede do concelho de Ílhavo foi construído na década 60 e reformulado nos anos 80, “de acordo com parâmetros de construção que hoje se encontram obsoletos, como é o caso da cobertura em fibrocimento, caixilharia em alumínio com vidro simples, mau isolamento térmico, ausência de sistemas de aquecimento, iluminação pouco eficiente, deficiências graves nos sistemas elétricos, rede de águas e sistemas de esgotos, telhado permeável à chuva, entre outras e que entretanto não sofreu obras de beneficiação”.

“O estado de degradação do edifício tem, indubitavelmente, claras repercussões no rendimento e frequência escolar dos alunos, fenómeno traduzido na deslocalização significativa de estudantes para Aveiro, com toda as consequências que daí advêm” vincam os deputados do PSD, enfatizando que em abril de 2017 o ministro da Educação foi alertado para a situação, e em junho desse ano a secretária de Estado prometeu uma intervenção para 2018, prevendo, ainda, para 2017, a mudança das caixilharias (janelas) e da cobertura de fibrocimento.