Ílhavo: PS preocupado com aumento dos prazos de pagamento a fornecedores.

2018-04-23 11:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista revela preocupação pela subida nos prazos de pagamento na Câmara de Ílhavo.

Reconhecendo que a dívida é suportável num montante que o PS coloca nos 14 milhões de euros, considera que o custo anual da dívida (2 milhões de euros) é um peso que “hipoteca” parte importante da capacidade financeira da Câmara.

O PS realça o aumento do montante devido a fornecedores face a 2016 e destaca a subida do prazo médio de pagamentos que está nos 62 dias, citando os últimos dados disponibilizados pela Câmara.

Os três vereadores do PS não percebem como pode a maioria defender que o indicador se fixa em valores consentâneos com rácios financeiros dos melhores Municípios do País.

A este respeito, notam também que “em igual período de 2013 aquele indicador se fixava nos 9 dias, pelo que a subida registada nos últimos anos é preocupante, dado que indicia uma tendência estrutural do regresso a uma relação pouco leal com os fornecedores da Autarquia, a uma política de gestão financeira substantivamente sustentada às custas do esforço dos fornecedores, que num passado bem recente levou a Câmara a aderir a um plano governamental de saneamento de dívida a fornecedores”.

E lembram que este tipo de quadro financeiro perturba a resposta em questões como mobilidade, emprego e fixação de população ativa, valorização dos recursos ambientais e turísticos e reforço das políticas sociais.

Na posição sobre as Contas, em que optou pela abstenção, o PS defendeu a redução do IMI para a taxa mínima.