Ílhavo: PS pede "outra desenvoltura" à autarquia na manutenção e gestão das escolas.

2018-09-27 07:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Ílhavo faz balanço ao arranque do ano letivo e conclui que nem tudo está bem deixando vincado que é necessário “outra desenvoltura na prossecução das tarefas básicas de gestão e manutenção das escolas” nomeadamente na gestão do quadro de pessoal.

Manifesta “desagrado” nas questões respeitantes ao pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tanto na manutenção de equipamentos como na gestão de pessoal.

Aponta o dedo à colocação dos assistentes operacionais no pré-escolar “com prejuízos óbvios” para a gestão escolar dos recursos humanos ao seu dispor, e revela que num dos casos nem a substituição de uma funcionária em gozo de licença de maternidade foi garantida apesar de saber que essa ausência iria acontecer.

Fala, ainda, em problemas relacionados com a manutenção das infraestruturas, “até daqueles que são de construção bastante recente”, e diz que a autarquia revela “fraquíssima diligência” ao enfrentar essas necessidades.

Dá como exemplo as salas de aula do Centro Escolar da Senhora do Pranto (na foto) inutilizadas devido a uma rutura no sistema de ar condicionado, que provocou o escorrimento de água por toda a sala, e que o PS associa a falta de “manutenção regular das instalações das escolas”.

“O PS repudia a forma como está a Câmara a gerir as suas competências na área da educação, com desmazelo e desorganização, e apela ao Presidente da Câmara que intervenha no sentido de normalizar as diversas situações enunciadas”.