Ílhavo: PS fora do debate sobre Orçamento crítica prazos dados pela maioria.

2017-12-03 12:01

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Ílhavo critica os prazos dados para a análise do Orçamento Municipal para 2018 e já anunciou que não irá dar contributos para a elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento.

Em nota divulgada este fim de semana, o Partido revela ter recebido  a 27 de Novembro o ofício do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que juntava os mapas financeiros das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018, no âmbito do período de consulta prévia aos Partidos de Oposição, nos termos do Estatuto do Direito de Oposição, tendo sido indicado o dia 30 de Novembro como prazo limite para a pronúncia daqueles Partidos.

O PS fez saber ao Presidente da Câmara que considera “inaceitável” a leitura da proposta em 72 horas e protesta pela forma como se dá cumprimento à Lei considerando “insuficiente” esse prazo.

Afirma que este modelo “obstrui” os Partidos de Oposição de poderem enviar as suas considerações sobre uma proposta estrutural para a gestão do Município. Acusa ainda a autarquia de não incluir qualquer documento que fundamente as opções políticas subjacentes aos mapas financeiros enviados.

“O PS tem um compromisso de rigor e responsabilidade assumido com os eleitores que é incompatível com a análise superficial das matérias em apreço”, refere a nota do PS que recorda o estatuto de autarcas “não profissionais” na oposição.

“A retórica que defende o respeito pelos diferentes pontos de vista, recentemente utilizada pelo Presidente da Câmara na Tomada de Posse dos Órgãos do Município, deve ser levada à prática. Neste caso, não é”.