Ílhavo: PS e PSD pedem união para levar descentralização a bom porto.

2022-06-21 10:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A descentralização não deve ser pretexto para divisões mas manter os Municípios unidos em torno de um serviço público que se quer de proximidade.

O Partido Socialista de Ílhavo sai em defesa dos autarcas que lideram a Associação Nacional de Municípios Portugueses contra os ataques de quem pede roturas na estrutura representativa.

Pedro Martins, vogal do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo, deixou a mensagem na sessão de Junho.

O deputado municipal pediu ao executivo municipal uma “posição inequívoca” sobre a descentralização de competências, defendeu o “imprescindível papel da Associação Nacional de Municípios Portugueses na representação dos interesses dos municípios nos processos negociais” e criticou o palco criado pelo movimento para o “discurso divisionista do Presidente da Câmara Municipal do Porto”.

Aconselha os autarcas a protestarem quanto tiverem que o fazer mas a não darem ouvidos a quem quer deixar a ANMP.

E num discurso voltado para o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, aconselhou o autarca a manter o foco e seguir o caminho de negociação e a dar atenção a autarcas experientes em funções (com áudio)

Margarida Alves, do PSD, admite que o tema é sensível pelo impacto da transferência de competências nas contas do municípios.

Pede rigor na análise e união entre municípios em fase decisiva do processo (com áudio).

João Campolargo autarca de Ílhavo admite que o campo da saúde é dos mas sensíveis onde falta densificar informação sobre investimentos e onde muitas vezes falta coerência nas intervenções para fazer a ponte entre estruturas, equipamentos e pessoal.

E as discrepâncias são fonte de desconfiança que tem vindo a arrastar os processos (com áudio)