Ílhavo: PS diz que anúncio sobre saneamento na Gafanha do Carmo é propaganda pré-eleitoral.

2020-09-23 08:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista lamentam o que dizem ser um “exercício propagandístico” em torno da apresentação do estudo prévio da empreitada de saneamento básico na freguesia da Gafanha do Carmo.

O tema marcou a celebração dos 60 anos da freguesia.

Eduardo Conde, Sérgio Lopes e Sara Pinho dizem que a maioria deveria era pedir desculpa por ainda estar a tratar deste dossiê “sem que se conheça qualquer previsão de execução” (com áudio).

Sérgio Lopes condenou que a maioria PSD insista na “propaganda”, recorrendo a todos os meios “para fazer crer a população da Gafanha do Carmo que o saneamento básico está para breve, sendo evidente que a este ritmo aquela empreitada será uma realidade apenas em meados da terceira década deste século”.

Para o PS, o estudo prévio, apresentado em reunião de Executivo realizada na freguesia, é “uma mão cheia de nada”, uma “vã promessa eleitoral dirigida a milhares de munícipes que continuarão a precisar de recorrer a fossas sépticas durante mais alguns anos”.Na opinião dos Vereadores do PS, Fernando Caçoilo “deveria ter pedido desculpas naquele ato ao invés da propaganda ridícula”.Os socialistas dizem que o saneamento não foi peça única na “operação falhada de propaganda” e incluem a abertura de concurso para as obras no pavilhão no rol de promessas.

Sérgio Lopes sublinha que esta necessidade “existe há vários anos” e lamentou que Fernando Caçoilo “tenha tardado cinco anos a colocar em marcha um mísero investimento que repõe a dignidade mínima ao pavilhão mais degradado do concelho”.

Fernando Caçoilo esclarece que as obras começam por estudo prévio e que há um calendário a cumprir até chegar a projeto, concurso e obra feita mas garante que 2021 será ano de concurso.

A adjudicação do estudo prévio é, segundo Fernando Caçoilo, o primeiro passo com compromisso de garantir abertura de concurso até final de 2020 ou início de 2021.

O autarca recusa a ideia de estar a instrumentalizar o dossiê das obras de saneamento como "propaganda” e recorda ao PS que o tempo de placas a prometer investimentos remonta ao mandato socialista (com áudio)